Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Operação Aglomeração Zero dispersa 3.950 pessoas no final de semana


28/06/2021 - 17:12




No último final de semana, entre a noite de sexta-feira, 25 de junho, e a madrugada desta segunda-feira, 28 de junho, a Operação Aglomeração Zero da Prefeitura de Campinas dispersou 3.950 pessoas. Somente entre o domingo e a madrugada desta segunda-feira, 1.743 pessoas foram dispersadas. As ocorrências foram em vários bairros da cidade.
 
 
 
 
Em transmissão ao vivo na tarde de hoje, 28 de junho, o prefeito Dário Saadi informou que haverá intensificação das ações da Operação Aglomeração Zero nos próximos finais de semana. Segundo ele, reuniões e festas clandestinas têm sido fonte de contaminação pelo novo coronavírus em Campinas, com surtos identificados pela Secretaria Municipal de Saúde.
 
 
 
 
As ações de prevenção contra a disseminação da Covid-19 reúnem a Guarda Municipal e fiscais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Setec e Procon. Nos últimos três dias foram fiscalizados 466 estabelecimentos comerciais, com um saldo de 16 deles fechados e um lacrado por não cumprimento das medidas sanitárias e irregularidades averiguadas nas vistorias.
 
 
 
 
Apenas no dia 27 de junho, último domingo, 135 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, resultando em quatro fechamentos.
 
 
 
Toque de Recolher
 
A Guarda Municipal também realizou barreiras sanitárias do Toque de Recolher em vários pontos da cidade. No fim de semana, foram abordados 758 veículos e 1.396 pessoas foram orientadas nas barreiras a voltarem para casa, por se encontrarem em deslocamento que não se justificava por motivo de emergência ou de trabalho.
 
 
 
Entre domingo à noite e a madrugada de segunda-feira, 309 veículos foram abordados e 579 receberam orientação nas barreiras do Toque de Recolher.
 
 
 
O Toque de Recolher em vigor em Campinas ocorre das 19h às 5h até o final deste mês. Nesse período, os estabelecimentos comerciais devem permanecer fechados, com exceção dos serviços de emergência em saúde.
 
 
 
Cooperação
 
 
A cooperação da comunidade é fundamental para conter a pandemia da Covid-19. O esforço da Prefeitura para ampliar a fiscalização e garantir o cumprimento das medidas sanitárias precisa da colaboração das pessoas, usando máscaras, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações, principalmente em locais com o uso de bebida alcoólica.
 
 
 
As denúncias de comércios descumprindo as medidas sanitárias e anúncios sobre a realização de festas clandestinas podem ser feitas pelos telefones do sistema 156 da Prefeitura ou o 153 da Guarda Municipal de Campinas.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Guarda Municipal  em ação durante o fim de semana: ocorrências em vários bairros da cidade | Crédito: Carlos Bassan

Guarda Municipal em ação durante o fim de semana: ocorrências em vários bairros da cidade