Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeito pede medidas mais rígidas nos aeroportos do País


14/06/2021 - 20:32




O prefeito de Campinas e vice-presidente da área de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Dário Saadi, solicitou nesta segunda-feira, 14 de junho, durante reunião da FNP com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a adoção de medidas sanitárias mais rígidas em relação à entrada de passageiros nos aeroportos do País. 
 
 
Entre as medidas, estão a testagem e maior controle nos aeroportos de origem, assim como o credenciamento de hotéis pelo Governo Federal para que, principalmente, passageiros provenientes de países com circulação de cepas ainda não existentes no Brasil façam quarentena ao desembarcar. 
 
 
“Há uma preocupação grande em ampliar os protocolos e implantação de medidas sanitárias mais efetivas para reduzir as chances de entrada de novas cepas no País. A Prefeitura de Campinas tem feito um esforço grande no sentido de orientar os profissionais de saúde a fazerem um inventário dos pacientes, perguntar a origem, se visitou outros países, mas é importante ampliar essas medidas nos aeroportos. Estamos aqui no sentido de fazer parcerias com o Ministério da Saúde e colocar a estrutura de Vigilância e da Secretaria de Saúde para colaborar na criação de protocolos mais rígidos”, afirmou Dário Saadi.
  
 
A reunião contou com prefeitos de cidades aeroportuárias e de municípios que fazem fronteiras secas com outros países. O objetivo das reivindicações é barrar a entrada de novas variantes da Covid-19 no Brasil.
 
 
O ministro da Saúde afirmou que o ministério é sensível a essas demandas e se comprometeu encaminhar as reivindicações, uma vez que muitas das decisões não dependem exclusivamente da Pasta. Em relação à quarentena de passageiros, o ministro afirmou que a medida precisa ser analisada para depois ser encaminhada para outras áreas do Governo Federal.