Equipe do Devisa é capacitada para receber doses da Pfizer contra a Covid

03/06/2021 - 16:01

Campinas está com equipe treinada e com toda a estrutura preparada para receber e iniciar a aplicação de doses da vacina da Pfizer/Biontec contra a Covid-19. O início da imunização, no entanto, ainda não tem data definida.

Nessa semana, a equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) passou por dois treinamentos pelo Estado e pela farmacêutica em relação à logística de recebimento, armazenamento, aplicação das doses, informou a enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde, Kamila Belo.

Até o início da tarde desta quinta-feira, 3 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde não recebeu informações do Estado sobre quando as vacinas serão disponibilizadas para Campinas, nem quantas doses e nem para qual grupo ela será indicada.

O treinamento específico para a vacina da Pfizer é necessário, segundo ela, por essas doses terem características específicas e diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação.

Uma das recomendações técnicas da farmacêutica é de que, após o descongelamento, as vacinas podem ser mantidas no refrigerador em temperaturas que variam entre 2ºC a 8ºC, com frasco fechado, por no máximo, cinco dias.

Um lote com 527 mil doses do imunizante está previsto para chegar no final desta quinta-feira, 3 de junho, no Aeroporto Internacional de Viracopos. Nessa semana, o Ministério da Saúde recebeu duas remessas de 936 mil doses cada uma da vacina da Pfizer.

Campinas aplicou até quarta-feira, 2 de junho, 487.129 doses das vacinas CoronaVac e AztraZeneca, sendo 320.507 a primeira dose e 166.622 a segunda.