13/05/2021 - 17:26
Os novos membros do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância Campineira (PIC) foram oficializados na tarde desta quinta-feira, dia 13 de maio. O prefeito Dário Saadi assinou o termo de posse dizendo que a primeira infância, faixa etária que vai de zero a seis anos, terá lugar especial na Administração.
Conforme o prefeito, as questões que envolvem a primeira infância serão tratadas como prioridade. “Para isso, vamos colocar esse tema como centralidade no desenvolvimento das ações de cada secretaria. Campinas tem que ter esse compromisso com o futuro, e compromisso com o futuro começa dando prioridade às ações e programas para a primeira infância”, afirmou Dário.
O comitê conta com a participação de representantes do poder público, conselhos municipais, universidades, instituições e especialistas. Entre as atribuições do grupo estão o planejamento e aplicação das ações propostas pelos órgãos e instituições que representam no colegiado. A nova composição do grupo irá atuar até 2024.
Uma alteração importante introduzida a partir desta nova gestão do comitê é que a coordenação do trabalho fica sob responsabilidade direta do gabinete do prefeito. O novo coordenador, Thiago Ferrari, irá trabalhar com articuladores técnicos das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.
As ações do comitê têm como objetivo tornar Campinas uma cidade amigável para as crianças, com implantação de programas de proteção. A meta é fazer uma cidade planejada para acolher as crianças e seus cuidadores.
Ao saudar os novos membros do comitê, Dário Saadi lembrou da trajetória da então coordenadora do PIC, Jane Valente, que trabalhou muito para a implantação de políticas públicas intersetoriais para a primeira infância. “Tenho certeza que este conjunto, formado por pessoas que acreditam num país e numa cidade melhores, será responsável por grandes realizações no município”, enfatizou.
O novo coordenador do Comitê Intersetorial do PIC, Thiago Ferrari, destacou o processo de construção do Plano pela Primeira Infância Campineira. “É um desafio que assumo em decorrência de um ciclo que foi construído com muito cuidado, critério e dedicação de várias pessoas. Esse plano trata da fase de zero a seis anos de idade, período em que são abertas as janelas para trabalharmos os valores e o caráter das pessoas, por isso é fundamental termos um olhar apurado e cauteloso para esta fase da vida”, comentou.
De acordo com Thiago, o PIC trabalha com políticas públicas preventivas e é fomentador das atividades das demais secretarias para que as crianças tenham seus direitos garantidos. “Tenho certeza que com o engajamento desse comitê, vamos tornar Campinas uma cidade que cuida da primeira infância. Afinal, a cidade que acolhe a criança, acolhe a todos” reforçou.
O prefeito e o novo coordenador participaram presencialmente da cerimônia de posse, assim como os secretários municipais de Educação, Tadeu Jorge e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro. Todos seguiram os procedimentos de segurança sanitária. Virtualmente, o evento contou com a participação da vereadora Debora Palermo, e dos demais membros do Comitê.
PIC
O Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira (PIC), aprovado pelo decreto nº 20.518, em 2019, tem como foco central pensar a cidade para as crianças de zero a seis anos de idade.
A ideia é tornar Campinas uma cidade amigável também para as crianças, implementando programas de proteção e planejando a cidade para acolher as crianças e seus cuidadores.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados