Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Novos aprendizes são recepcionados em cerimônia no Salão Vermelho


01/04/2021 - 16:35




A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas recepcionou, nesta quarta-feira, 31 de março, 84 novos aprendizes que vão atuar nas secretarias da Prefeitura. Outros 20 jovens serão recepcionados no dia 17 de abril.

A cerimônia seguiu todos os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara e de álcool gel.

Para a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, a presença dos Aprendizes na Prefeitura é uma rica troca de experiências. “Este é um programa muito importante, porque aqui além de aprenderem sobre rotinas administrativas, aprendem a importância do papel do Estado na vida dos cidadãos , além de exercitarem a convivência em um ambiente de trabalho. É uma porta para o mercado”, disse.

Eliane explicou que este ano a opção foi fazer uma cerimônia, para todos se sentissem acolhidos. “Foi uma cerimônia curta, feita em dois grupos, mas acredito que tenha sido muito importante para eles e para nós, que pudemos ver as carinhas de quem vai atuar conosco por um período”, explicou.

 

Entre os temas abordados no encontro, o papel do Estado e dos colaboradores que atuam na Administração e Direitos Humanos foram os destaques. “Também falamos sobre a responsabilidade de cada um deles nesta nova etapa da vida e as possibilidades que poderão construir como agentes transformadores importantes na Administração e no seio da sociedade”, completou a secretária.

O contrato dos jovens é de 16 meses e eles recebem uma bolsa de um salário mínimo (R$ 1.045,00). Neste período, eles participam de atividades práticas, no ambiente de trabalho, e das teóricas, que são realizadas na instituição, que neste caso é a Centro de Aprendizagem e mobilização pela Cidadania (CAMPC) - Patrulheiros de Campinas.

Durante a atuação, os jovens aprendem rotinas administrativas, como conferência e triagem de documentos, arquivo, preenchimento de planilhas e formulários, preparação de minutas, orientação a funcionários, requisição e controle de materiais.

Neste momento de pandemia, com a contratação dos jovens aprendizes, a Prefeitura também cumpre um papel fundamental na redução da situação de vulnerabilidade social dos jovens incluídos no programa e de suas famílias, sendo esta ação mais um instrumento na garantia de direitos e redução das desigualdades sociais.

Outro ponto importante do programa é o desenvolvimento de competências pessoais. Iniciativa, trabalho em equipe, flexibilidade, empatia, capacidade de observação, autocontrole, comunicação e criatividade são alguns dos aspectos desenvolvidos.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Os 84 novos aprendizes que vão atuar nas secretarias da Prefeitura. Outros 20 jovens serão recepcionados no dia 17 de abril. | Crédito: Divulgação

Os 84 novos aprendizes que vão atuar nas secretarias da Prefeitura. Outros 20 jovens serão recepcionados no dia 17 de abril.

Crédito: Divulgação

Foto: A cerimônia seguiu todos os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara e de álcool gel. | Crédito: Divulgação

A cerimônia seguiu todos os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara e de álcool gel.