Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Visa autua três estabelecimentos por descumprimento de medidas sanitárias


01/04/2021 - 11:00




A fiscalização da Vigilância Sanitária de Campinas autuou três estabelecimentos nesta quarta-feira, 31 de março, por descumprimento das medidas sanitárias determinadas no decreto da Fase Emergencial no município.  As denúncias foram feitas pela população por meio do telefone 156.

 

Uma drogaria foi multada por realizar o procedimento de testagem rápida para Covid-19 através de coleta por swab (haste tipo cotonete) de forma irregular. Os fiscais constataram que o local não tinha infraestrutura e nem autorização da Vigilância para fazer o teste. A farmácia também não contava com as medidas de segurança para controle de risco de transmissão do coronavírus.

 

Além da autuação e diante das condições encontradas, o órgão interditou a sala de serviços farmacêuticos da drogaria e determinou a suspensão imediata da realização de teste de Covid no local. A empresa ainda estará sujeita ainda às demais penalidades previstas no Código Sanitário Estadual.

 

Além da drogaria, um salão de beleza foi autuado por estar funcionando na Fase Emergencial (o que é vetado pelo decreto), e um estabelecimento que prestava serviço de fisioterapia foi multado por não ter licença da Vigilância Sanitária para esta atividade.

 

Durante todo o dia, a Vigilância percorreu os bairros de Jardim Proença, Centro, Jardim Santa Rita de Cássia, Chapadão, Jardim Aurélia e Jardim Novo Campos Elíseos. Foram fiscalizados lanchonetes, supermercados, drogarias, academias e salões de beleza que receberam denúncias de funcionamento irregular na Fase Emergencial.

 

Também foi realizada ronda em cinco bairros para identificar estabelecimentos não essenciais com atendimento presencial.

 

A Coordenadoria da Vigilância Sanitária reforça que a população pode denunciar situações em desacordo com os decretos municipais e demais medidas de controle para prevenção da Covid-19 através do Portal 156 (por telefone ou site) ou pelo Canal de Denúncias Estadual, pelo telefone 0800-771 3541.

 

 

Salientamos que feriados, como a Páscoa, são momentos que tendem ao agravamento da pandemia, em razão de reuniões familiares. Por isso, a forma mais segura de celebrar a Páscoa é ficar em casa apenas com as pessoas que já residem no mesmo domicílio”, alerta a Vigilância.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução