22/03/2021 - 19:00
Uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, limpou uma área que oferecia risco de proliferação de mosquitos e transmissão de arboviroses, por conta de possíveis criadouros, na última sexta-feira, dia 19 de março. Nove caminhões de material foram retirados de frente a uma residência na Vila Proost de Souza.
O morador da casa realiza coleta de material para reciclagem. O local é cadastrado como ponto estratégico no programa de controle das arboviroses e é acompanhado desde 2017, com orientações dos profissionais da Vigilância Sanitária regional Norte e do Centro de Saúde do Jardim Aurélia para a limpeza da área.
A equipe da Visa Norte realizou 31 visitas no período de dois anos, passando orientações e fazendo o controle mecânico de criadouros para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e outras arboviroses.
Em 2019 foi iniciado processo sanitário, com prazo para que o problema da acumulação e disposição inadequada de resíduos fosse solucionado, culminando em aplicação de multa e na ação de limpeza da área externa no último dia 19 de março.
Foram retirados nove caminhões de resíduos. Todo o material inservível foi removido; parte dos recicláveis foi vendida e o dinheiro entregue ao morador.
O serviço de limpeza teve apoio operacional da Guarda Municipal e da Emdec.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados