Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Pandemia: ações da Vigilância Sanitária verificam denúncias da população


19/03/2021 - 18:38




Na quinta-feira, dia 18 de março, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS), do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, realizou três ações de fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias de controle e prevenção da transmissão da Covid-19 em oito bairros do município.

 

Em conjunto com a Secretaria de Estado e com o apoio da Guarda Municipal, 31 estabelecimentos foram vistoriados e uma multa foi aplicada pelo não fornecimento de máscaras de proteção em número suficiente para os funcionários.

 

As ações tiveram base em denúncias recebidas via e-mail (devisa.sanitaria@campinas.sp.gov.br), sistema 156 e Ouvidoria da Prefeitura. A Administração Municipal reforça que nos próximos dias, as fiscalizações serão intensificadas.

 

No período da manhã, uma equipe realizou ações nas regiões de Barão Geraldo, Ouro Verde e Cambuí.

 

Entre os estabelecimentos inspecionados, um condomínio residencial foi visitado, após denúncias de aglomeração de condôminos e realização de eventos no salão de festas, o que é terminantemente proibido durante a vigência da fase mais restritiva do Plano São Paulo. Foram inspecionadas áreas de uso coletivo, como quadras poliesportivas, salão de festas, parquinhos infantis e piscinas, que estavam todas interditadas e com sinalização adequada, conforme determinação das normas sanitárias em vigor. Também foram vistoriados comércio de produtos de vestuários, brinquedos e móveis, além de empresa que realizava testagem de produtos dermocosméticos antes do lançamento no mercado, por meio de recrutamento voluntário.

 

Durante a tarde de ontem, as ações se estenderam pelos bairros do Botafogo, Parque Itália, Vila Lemos e em bairros do Centro da cidade, visando inspecionar serviços denunciados com registros de aglomeração e falta de uso de máscaras por profissionais em atendimento ao público.

 

Adequação às regras

 

Na noite da quinta-feira, equipes da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal continuaram a fiscalização das medidas sanitárias em estabelecimentos comerciais na região central da cidade, contemplando serviços considerados essenciais, como padarias, comércios varejistas de alimentos e correspondente bancário, além daqueles não essenciais, como bares, restaurantes e lanchonetes.

 

Houve verificação das questões de distanciamento social, disponibilização de álcool gel e uso de máscaras de proteção facial aos clientes e funcionários, e verificado o cumprimento das determinações trazidas pelos recentes decretos municipais, especialmente a proibição de consumo de bebidas e alimentos no local e de atendimento de clientes no balcão para pedidos e retiradas, em bares, restaurantes e lanchonetes.

 

Também foi fiscalizado o cumprimento do horário de funcionamento das atividades na modalidade drive-thru, estipulado até as 20 horas, para bares, restaurantes e lanchonetes, assim como para o funcionamento regular de padarias, supermercados, atacadistas e comércios em geral que vendem gêneros alimentícios e produtos de limpeza.

 

Os serviços de entrega (delivery) de estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviço continuam permitidos, sem restrição de horário.

 

Os estabelecimentos flagrados descumprindo as orientações de segurança contra o novo coronavírus são autuados e recebem multa. Em caso de reincidência, a multa dobra. Já para os estabelecimentos considerados não essenciais, se flagrados funcionando descumprindo as determinações dos decretos municipais em vigor, como consumo de clientes no local, atendimento ao público no balcão ou em funcionamento regular além do horário máximo permitido, podem sofrer interdição, além da multa.

 

Denúncias

 

Quem observar situações irregulares e o descumprimento das medidas sanitárias de combate a Covid-19 deve denunciar para os órgãos de fiscalização da Prefeitura pelo telefone 156. A Guarda Municipal de Campinas pode ser acionada pelo 153.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução