Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Vigilância Sanitária e Polícia Civil apreendem produtos estragados


04/03/2021 - 16:55




A Vigilância Sanitária de Alimentos de Campinas, em parceria com o 4º Distrito Policial, deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira, 4 de março, em uma fábrica clandestina de conservas, antepastos e tortas, localizada no bairro Taquaral. A ação ocorreu após denúncia via 156.

 

Os produtos encontrados no local estavam em péssimas condições sanitárias, foram apreendidos e serão destruídos. A quantidade está sendo calculada.

 

O estabelecimento estava interditado pela Vigilância e também judicialmente desde 2018. Ainda assim, desobedecendo à lei, continuava em funcionamento. O proprietário tem R$ 25 mil em multas acumuladas e não pagas.

 

Os fiscais da Vigilância verificaram que a empresa não cumpria nenhum requisito de condições sanitárias e boas práticas, motivo pelo qual já tinha sido interditada.

 

Constatamos que eles continuavam em funcionamento porque tinham indícios de rótulos e embalagens no local. Os produtos encontrados no imóvel estavam em péssimas condições de conservação, deteriorados. O ambiente estava sujo e cheio de resíduos”, informou a fiscal da Vigilância, Ana Lúcia Montini.

 

A fábrica funciona em uma casa e vendia os produtos pela internet. A Vigilância vai apurar em quais locais de Campinas os alimentos estavam sendo comercializados.

 

Ação conjunta

 

A avaliação dos responsáveis pela operação é de que a parceria entre a Vigilância e a Polícia Civil foi de extrema importância, pois o órgão policial pode tomar providências que vão além das punições administrativas do âmbito do setor de Vigilância de Alimentos.

 

Fizemos uma parceria com a polícia para que o proprietário não volte a fabricar os produtos, já que ele não respeita as interdições administrativas da Vigilância”, disse a chefe de setor de Vigilância Sanitária de Alimentos, Anne Dutra dos Santos.

 

O local passou por perícia técnica realizada pela Polícia. O investigado foi conduzido para o 4º DP Campinas, onde serão tomadas as providências que cabem à Polícia Judiciária.

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução