Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Vacina chega em casa aos idosos sem possibilidade de locomoção


11/02/2021 - 15:50




 

 
Os idosos acamados de Campinas estão sendo imunizados em casa. A vacina é aplicada em pacientes já cadastrados nos Centros de Saúde e também naqueles que fizeram o cadastro pelo 160. Ao todo, 3,5 mil idosos acamados são acompanhados pelas unidades de Saúde da cidade.
 


Para quem tem um familiar acamado, que não é atendido pelo SUS municipal e nem fez o cadastro pelo 160, o caminho agora é procurar o Centro de Saúde mais próximo e agendar a visita.
 


A orientação é que todos os idosos com capacidade física ou os que contam com apoio de um familiar no deslocamento compareçam a um dos postos de vacinação, para serem vacinados o quanto antes, dentro da faixa etária de cada fase. “A imunização em casa tem sido um pouco mais vagarosa, porque dependemos de uma logística diferente para as equipes de saúde. É preciso montar a caixa refrigerada, ir até o endereço e fazer a aplicação da dose e depois se deslocar novamente para outro local”, disse Priscila Pegoraro, enfermeira e articuladora da Saúde do Comitê Covid.
 


Nos dois centros de imunização abertos até o momento – Centro de Vivência dos Idosos (Avenida dr Heitor Penteado, s/nº) e Caic Vila União (Rua José Augusto de Mattos, s/nº) – há, ainda, a possibilidade de que o idoso seja vacinado no carro.
 


A equipe da Saúde envolvida com a campanha de imunização destaca a importância da vacinação para os idosos. Mais de 81% das mortes por Covid-19 em Campinas aconteceram em pessoas maiores de 60 anos. “A vacinação deste público é fundamental, porque os idosos são os mais afetados gravemente pela doença. O maior número de óbitos está nessa faixa etária”, completou a enfermeira.
 


A Saúde também está vacinando os cuidadores dos idosos acamados. Neste caso, a vacina é aplicada no cuidador principal apenas, que tem mais contato diário com o idoso. “Infelizmente não há vacina disponível para todos os cuidadores. Os autônomos também não serão contemplados neste momento”, explicou Priscila.
 


Orientação

 


Outra orientação da equipe é com relação à segurança. Os idosos e seus familiares devem ficar atentos: as equipes da Prefeitura são devidamente identificadas e os idosos ou seus familiares são avisados um dia antes da vacinação.
 

 

Em caso de dúvidas, basta ligar no Centro de Saúde de referência, ou seja, a unidade que atende a região onde o interessado reside.

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução