Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Município VerdeAzul: Campinas mantém-se em 1º lugar em ranking ambiental


27/07/2020 - 15:11




Campinas garantiu a correção de classificação no Programa Município VerdeAzul (PMVA), após recurso, sendo reposicionada em 12º lugar no ranking ambiental referente a 2019, mantendo mais uma vez a sua liderança entre os municípios com mais de 500 mil habitantes do Estado de São Paulo.
 
 
A pontuação de 92.14 coloca Campinas em primeiro lugar também entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Trata-se do terceiro ano consecutivo que o município assume a liderança da RMC, sendo seguida por Itatiba e Vinhedo, as quais pontuaram 91.54 e 90.63 respectivamente.
 
 
Na classificação geral estadual, São José do Rio Preto foi o primeiro colocado, com 97 pontos, seguido de Bragança Paulista, com 94.74.
 
 
Como ressalta a atual secretária Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  (SVDS), Andrea Struchel, manter-se na liderança das cidades com mais de 500 mil habitantes é um desafio, pois a articulação entre os diversos entes da administração municipal demanda um grande esforço e colaboração por parte de todos, mas também uma oportunidade, porque aproxima as áreas e ações de interface.
 
 
“Há de se considerar também que a gestão ambiental continuada no escopo do planejamento estabelecido, quer na ação administrativa, quer na ação de campo, é imprescindível para que o município siga avançando na qualidade sustentável e ofertar, assim, aos seus habitantes, uma melhor qualidade de vida e um maior conforto urbano”, ressalta Struchel.
 
 
De acordo com a secretária, nos últimos anos, a gestão ambiental de Campinas combinou experiência e competência, determinante para o trabalho obter os resultados inéditos.
 
 
“Este trabalho vem projetando Campinas entre os ambientes urbanos mais ativos nas questões ambientais. Para isto ser conquistado houve uma ação de grande proporção envolvendo todos os entes da Administração Municipal, tudo sob o comando e apoio incessante do prefeito Jonas Donizette, administrador público com uma visão do todo do que é a nossa complexa metrópole de Campinas”, avalia a secretária do Verde.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: É o terceiro ano consecutivo que Campinas assume a liderança na Região Metropolitana | Crédito: Divulgação

É o terceiro ano consecutivo que Campinas assume a liderança na Região Metropolitana