Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Campanha de vacinação contra o sarampo é intensificada em Campinas


16/07/2020 - 15:45




A Secretaria de Saúde de Campinas aderiu a uma nova campanha do Ministério da Saúde para intensificar a vacinação contra o sarampo. A estratégia será exclusivamente nos 66 Centros de Saúde do município e vai até o dia 31 de agosto.


A meta é vacinar crianças e adultos de até 49 anos de idade que estejam com as carteiras de vacinação desatualizadas.

 

A partir dos seis meses, a criança deve tomar a chamada dose zero. Depois, a criança toma uma dose aos doze meses, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Aos 15 meses deve haver o reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela. Adultos até 29 anos devem ter duas doses da vacina registradas na caderneta. Pessoas até 49 anos precisam ter tomado uma dose, ao menos.

 

O prefeito alertou as mães, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, para que levem seus filhos para serem vacinados. “Este é um assunto muito sério. Além das crianças, os adultos também devem ficar atentos e se imunizar”, disse.

 

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, citou as últimas epidemias da doença e a importância das vacinas. “Um dos programas mais vitoriosos do Brasil é o da vacinação. Mudamos a realidade da saúde pública do país”, explicou.


Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Campinas orienta que as pessoas devem comparecer aos Centros de Saúde para se vacinar porque as unidades estão organizadas de maneira a garantir o distanciamento entre as pessoas.


“Seguindo todas as recomendações de prevenção à Covid-19, é muito importante que as pessoas compareçam às unidades de saúde para atualização da carteira vacinal. As vacinas são a melhor forma de prevenção contra diversas doenças, inclusive o sarampo”, afirma Ana Cecília Zuiani Zocolotti, articuladora do Programa Municipal de Imunização.


Este ano, Campinas confirmou 17 casos de sarampo. Não houve mortes pela doença. Em todo Estado de São Paulo, foram 711 casos e uma morte em 2020. O óbito foi de uma criança na cidade de São Paulo, em fevereiro. Em 2019, o estado foi o epicentro de um novo surto da doença no Brasil, com mais de 17 mil casos confirmados e 14 mortes. Mortes pela doença não eram registradas no estado desde 1997.


O sarampo é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus e pode levar à morte. A vacina está disponível o ano inteiro em todos os Centros de Saúde.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Crédito: Arquivo PMC