Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

GM completa 23 anos de serviços prestados para a comunidade


14/07/2020 - 17:14




Os 23 anos da Guarda Municipal de Campinas, comemorados junto com o aniversário da cidade nesta terça-feira, dia 14 de julho, foram lembrados pelo prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. O comandante da Guarda, inspetor Márcio Frizarin, também participou da celebração ao vivo de sua casa. O prefeito destacou também, junto com os 246 anos de Campinas, o aniversário do 2º Batalhão Logístico Leve, chamado de Batalhão Cidade de Campinas, que comemora 66 anos neste mesmo dia.
 
 
O trabalho da Guarda Municipal foi exaltando pelo prefeito Jonas Donizette. “A nossa Guarda comemora 23 anos e eu quero registrar, como prefeito de Campinas, os parabéns a essa corporação que só nos traz orgulho e nos ajuda também na defesa da cidade.” Ao lado do trabalho diário de prevenção no patrulhamento, a GMC tem participado da Força Tarefa para fiscalização e reforço nas ações para cumprimento da Lei do Pancadão, voltadas para a manutenção da quarentena durante a pandemia.
 
 
“É um prazer muito grande, já há 23 anos, fazer parte da corporação, trabalhando em prol do município de Campinas, em prol da população que mais precisa da nossa atuação, tanto na área de segurança pública quanto social”, destacou o comandante Frizarin. Ele também saudou as equipes operacionais da Guarda Municipal que estão no patrulhamento nas ruas e ações.
 
 
O comandante lembrou as ações da GM para a comunidade, como o Projeto Integração (Proin), que atende crianças na prevenção à violência e ao uso de drogas; o Guarda Amigo da Mulher (Gama), que atua na proteção contra a violência hospitalar e no cumprimento de medidas protetivas da Justiça; a Guarda Ambiental e Rural, que une diversas formas de patrulhamento do entorno da cidade; o Grupo de Apoio Especial (GAE); as equipes das Rondas Ostensivas Municipais (Romu); o Grupo de Patrulhamento com Motocicletas (Gepom); e o Canil, que faz trabalho lúdico para crianças, com o Show Dog, e também realiza apoio de faro em buscas por drogas.
 
 
Memória
 
 
Durante a transmissão, o prefeito lembrou do ex-comandante da Guarda Municipal, Edson Rizzo, que realizou trabalho para a consolidação da corporação. Rizzo faleceu em março desde ano, aos 68 anos, e estava aposentado desde 2017.
 
 
O comandante Frizarin, que no próximo dia 22 completa quatro anos à frente do comando da Guarda e é colega de Rizzo da primeira turma da Guarda, formada em 1997, informou que está em trâmite o processo para que a Base Operacional do Taquaral receba o nome do ex-comandante. Homenagem deve ser efetivada após a pandemia.
 
 
Durante a transmissão, o prefeito citou que nas comemorações do aniversário da Guarda Municipal sempre é realizada a entrega de um diploma aos “Amigos da Guarda”, pessoas e empresas que ajudam a corporação. Neste ano, por conta da pandemia, o agradecimento foi feito pelo prefeito e pelo comandante para a toda a comunidade que apoia a Guarda em seu trabalho diário por Campinas.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Prefeito e o comandante da GM, Frizarin: transmissão de casa | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito e o comandante da GM, Frizarin: transmissão de casa