Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

CEI vai capacitar voluntários para auxiliar idosos durante a pandemia


18/06/2020 - 18:14




O Centro Educacional Integrado (CEI) “Padre Santi Capriotti” fará a capacitação e o acompanhamento dos voluntários que queiram auxiliar os idosos em isolamento durante a pandemia na sua rotina diária. A notícia foi dada pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e pela secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, durante transmissão ao vivo na tarde desta quinta-feira, 18 de junho. 
 
 
A instituição já vai ser parceira no projeto “Empatia por Telefone”, que conta com a participação também voluntária de contadores de história, que vão entrar em contato com os idosos por telefone. A proposta agora é ampliar o projeto para cadastrar os idosos que estão sozinhos e não podem - e não devem - sair de casa por conta da pandemia. “É um grupo mais vulnerável e precisamos proteger”, acrescentou a secretária.
 
 
Eliane Jocelaine explicou que são voluntários que queiram disponibilizar seu tempo para ajudar as pessoas idosas que estão sozinhas em tarefas diárias como “fazer as compras, pagar contas”. O prefeito elogiou o projeto e sua ampliação. “Eu incentivo as pessoas ao voluntariado. Digo que, além do treinamento, tem que gostar de pessoas idosas”. 
 
 
O “Empatia por Telefone” foi lançado para a participação também voluntária de contadores de história, que vão entrar em contato com os idosos por telefone. Além de contar histórias, os voluntários também estarão disponíveis para conversar e ouvir história das pessoas idosas. Segundo a secretária, mais de 20 idosos cadastrados já estão recebendo ligações. 
 
 
Os interessados em participar do projeto, tanto para auxiliar os idosos nas tarefas diárias como para contar histórias, devem se inscrever na plataforma do Transforma Campinas (banner no portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br). Já os idosos que moram sozinhos e queiram o auxílio dos voluntários devem se inscrever pelo e-mail coordenadoriadoidoso@campinas.so.gov.br ou pelo telefone 3231-1867.
 
 
Banco de Alimentos
 
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, sancionou na tarde desta quinta-feira, 18 de junho, lei do novo Banco de Alimentos da cidade. “A lei moderniza nosso Banco de Alimentos e institui no município o Sistema de Segurança Alimentar e nutricional na cidade”, disse a secretária Municipal de Assistência Social, Eliane Jocelaine Pereira.
 
 
A lei, em linhas gerais, reconhece e legitima a segurança alimentar como direito humano adequado cujos programas e projetos devem ser executados pelo poder público e mediante critérios específicos pela sociedade civil. O segundo ponto é a modernização do banco, que passar a ser  reconhecido como equipamento de segurança alimentar com atribuições ampliadas como criar programas e mecanismos para receber ativos financeiros e poder, por exemplo, credenciar mercados locais para a população fazer suas compras diretamente com o Cartão Nutrir ou retirar alimentos mediante vouchers eletrônicos. “Isso é fomentar a economia, o que a gente precisa nesse momento de pandemia”, explica.
 
 
O prefeito pontuou que a lei perpertua as conquistas que a cidade teve na área social, como política de Estado, já que tem continuidade para além do governo atual.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Secretária de Assistência Social, Eliane Jocelaine: explicações sobre projetos com idosos | Crédito: Carlos Bassan

Secretária de Assistência Social, Eliane Jocelaine: explicações sobre projetos com idosos