Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeitura recebe doação de máscaras e luvas de cidade-irmã japonesa


18/06/2020 - 17:33




O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou durante live na tarde desta quinta-feira, dia 18 de junho, o recebimento da doação de cinco mil máscaras de proteção e duas mil luvas cirúrgicas que foram enviadas pela prefeitura da cidade-irmã Gifu, do Japão. Os equipamentos de proteção individual (EPI) serão utilizados pelos profissionais da rede municipal de saúde no trabalho de combate à pandemia do coronavírus.
 
 
 
 
O prefeito Jonas Donizette lembrou que nesta quinta-feira, dia 18 de junho, é comemorado o Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil, data em que os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao porto de Santos, em 1908. “É uma doação que marca a antiga relação de irmandade entre Campinas e Gifu”, destacou o prefeito.
 
 
 
Campinas tornou-se oficialmente cidade irmã de Gifu em 1982. Um momento marcante desta relação acontece há quase três décadas, com o toque do Sino da Paz Celestial em Campinas, simbolizando a importância da paz entre os povos. O badalar do sino lembra a busca da paz pelos cidadãos da cidade de Gifu, que foi bombardeada no final da 2ª Guerra Mundial, em 9 de julho de 1945.
 
 
 
O sino de Campinas foi um presente oferecido pelo Monge Yasugiro (Anjo) Nakabayashi e tocado pela primeira vez em 1990, na sede do Nipo. Em 2004, o sino e a cerimônia foram transferidos para o Paço Municipal, sendo realizada anualmente pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cooperação Internacional, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, em conjunto com o Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas. 
 
 
 
No ano passado, o prefeito de Gifu, Masanao Shibahashi, esteve em Campinas para participar da celebração do Sino da Paz Celestial. Na ocasião, ele também assinou com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, um Memorando de Entendimento que prevê a troca mútua de informações entre os dois municípios em áreas como transporte, urbanismo, esporte e a paz mundial. 
 
 
 
As doações das milhares de máscaras e luvas vindas de Gifu foram recebidas no Paço Municipal pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, e pelo diretor de Cooperação Internacional, Tak Chung Wu. “É com muita alegria que recebemos esta doação, fruto da amizade e da ótima relação entre as duas cidades. Os equipamentos de proteção são muito bem-vindos para ajudar os nossos profissionais da saúde, que tanto têm se dedicado no combate à pandemia do coronavírus”, agradeceu Alexandra Caprioli.
 
 
 
Também participaram da cerimônia de entrega da doação a representante da prefeitura de Gifu em Campinas, Mina Matino; o presidente do Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas, Tadayoshi Hanada; e o ex-secretário de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, que também representava a comunidade japonesa em Campinas. “A doação para Campinas é entregue num dia importante para a nossa comunidade, já que comemoramos neste 18 de junho os 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, reforçou o presidente do Nipo.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Doação de equipamentos de segurança de Gifu para Campinas | Crédito: Divulgação

Doação de equipamentos de segurança de Gifu para Campinas

Crédito: Divulgação

Foto: Secretária de Desenvolvimento Econômico, Alexandra Caprioli, recebeu as doações | Crédito: Divulgação

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Alexandra Caprioli, recebeu as doações

Crédito: Divulgação

Foto: São 5 mil máscaras e 2 mil luvas cirúrgicas | Crédito: Divulgação

São 5 mil máscaras e 2 mil luvas cirúrgicas