Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Emdec afere temperatura de cerca de 500 usuários do Terminal Central


08/06/2020 - 12:17




Num prazo de uma hora, das 6h30 até as 7h30, cerca de 500 usuários aleatórios do Terminal Central tiveram a temperatura corporal aferida por funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Todos apresentaram temperatura normal. Uma única pessoa se recusou a fazer o teste. A ação começou nesta segunda-feira, dia 8 de junho, e segue durante todo o mês, nos terminais urbanos municipais.
 
 
 
“A população está entendendo a situação. Está consciente e colaborando. E todos usando a máscara de proteção”, frisou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
 
 
 
A ação é mais uma medida de prevenção contra a disseminação da pandemia do novo coronavírus. Também nesta segunda-feira, com a reabertura gradual de algumas atividades, a frota circulante de ônibus foi ampliada em cerca de 30%; e os horários de pico foram estendidos para o meio do dia, tarde e noite, para atender ao fluxo de pessoas no comércio e nos shopping centers. “Estamos calculando, neste momento, um aumento na ordem de 45 mil passageiros por dia, nos ônibus. O aumento da frota contempla, satisfatoriamente, tal elevação”, afirmou Barreiro.
 
 
 
O prefeito Jonas Donizette anunciou, na quinta-feira da semana passada (4 de junho), o início da flexibilização da quarentena, que será por etapas. Na ocasião, durante live nas redes sociais, o prefeito Jonas disse que “por conta do fluxo reverso, a operacionalização dos ônibus será adequada”. 
 
 
 
Medição da temperatura
 
 
A Emdec criou um protocolo para a medição da temperatura corporal dos usuários dos terminais urbanos. Primeiramente ocorre a abordagem aleatória, sempre de forma cortês, solicitando a permissão para a medição. Todos os funcionários da Emdec estão identificados com colete, usam máscara de proteção, luvas, termômetro digital de testa e frasco de álcool em gel no bolso. Ao todo são 16 funcionários, espalhados pelos principais terminais urbanos, nos horários de maior movimentação.
 
 
 
A medição da temperatura é feita com a aproximação do termômetro digital em torno de 5 cm da testa do usuário, sem encostar no corpo, para garantir a higiene e segurança do procedimento. O procedimento não dura mais do que três segundos. Caso a temperatura seja igual ou superior a 37,8ºC, o usuário é alertado sobre o estado febril e gentilmente orientado a procurar atendimento médico.
 
 
 
Recomendações
 
 
O enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e o retorno gradual à normalidade depende da conscientização, comprometimento e do esforço de todos. O uso dos terminais urbanos e dos ônibus somente deve ocorrer em caso de necessidade. É importante evitar aglomerações e seguir algumas regras, como:
 
- Não cumprimentar com as mãos, abraços e beijos;
 
- Manter as mãos higienizadas, usando água e sabão, ou álcool gel;
 
- Não levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
 
- Cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir;
 
- Garantir que os ambientes estejam bem ventilados;
 
- Não compartilhar objetos pessoais; 
 
- Evitar aglomerações;
 
- Uso obrigatório de máscara de proteção.
 
 
Os usuários do transporte público coletivo de Campinas devem utilizar o aplicativo “Busão na Hora”, que informa, em tempo real, o horário de chegada do ônibus no ponto de embarque; além do itinerário e outras funcionalidades. Com o aplicativo, o usuário pode planejar, de forma antecipada, os deslocamentos e realizar uma melhor programação da viagem.
 
 
Frota
 
 
Em situação normal, a frota do sistema de transporte público coletivo de Campinas totaliza mais de 1,1 mil ônibus e o sistema registra uma média de 560 mil passageiros (passagens pela catraca) por dia útil; e 14 milhões de passageiros por mês. Transporta diariamente, também em situação normal, cerca de 204 mil usuários (indivíduos).
 
 
Em situação normal, o Terminal Central recebe cerca de 70 mil pessoas por dia. É o principal terminal urbano do município. E recebe 32 linhas municipais de ônibus.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação/Emdec

Foto: Funcionários da Emdec: aferição ocorreu hoje, das 6h30 até as 7h30 | Crédito: Divulgação/Emdec

Funcionários da Emdec: aferição ocorreu hoje, das 6h30 até as 7h30

Crédito: Divulgação/Emdec

Foto: Ação seguirá durante todo o mês nos terminais urbanos municipais | Crédito: Divulgação/Emdec

Ação seguirá durante todo o mês nos terminais urbanos municipais