Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeitura passa a ter escritório na Itália para incentivar negócios


02/06/2020 - 16:32




A Prefeitura de Campinas oficializou nesta terça-feira, dia 2 de junho, o lançamento de seu escritório de representação internacional na Itália. Localizado em Milão, o espaço ficará à disposição de empresas, startups e instituições de Campinas que buscam fazer negócios no mercado italiano.
 
 
A inauguração estava programada, inicialmente, para ocorrer em abril com a visita de uma missão de empresários à Itália, mas foi cancelada em razão da pandemia da Covid-19. Por conta da crise financeira provocada pelo coronavírus, a expectativa é que o escritório internacional seja também um importante instrumento para ajudar as empresas de Campinas na retomada da economia.
 
 
O novo escritório de representação internacional é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e a Promo Brasile Italia, associação sem fins lucrativos que atua para desenvolver as relações econômicas e culturais entre o Brasil e a Itália. A instalação do espaço em Milão não terá custos para a Prefeitura de Campinas.
 
 
O lançamento ocorreu por meio de videoconferência que contou a participação de autoridades da Administração Municipal de Campinas e de entidades ligadas ao comércio exterior na Itália. “O escritório é uma forma concreta da Prefeitura ajudar as empresas de Campinas, principalmente as pequenas e médias, a reunirem condições de fazer negócios no exterior e gerar mais empregos. Por isso, neste difícil momento que estamos passando por causa do coronavírus, ele também será importante para a retomada econômica”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André von Zuben.
 
 
Ao lado do secretário André von Zuben e sua equipe, a videoconferência teve a participação do presidente da Promo Brasile Italia, Giacomo Guarnera, do diretor geral da GSA Advice Consultoria, Rafaelle Tognacca, e da diretora da Affari Comunicação e Conexão Brasil - Itália, Adriana Trentin.
 
 
Durante a videoconferência desta terça-feira, foi definido também que no início do segundo semestre serão realizados eventos virtuais para fortalecer e projetar um futuro de relacionamento comercial entre empresas de Campinas e da Itália. A programação contará com seminários online e gratuitos para empresas de Campinas e região, abordando informações sobre internacionalização de empresas, exportações e oportunidades de negócios bilaterais entre Brasil e Itália.
 
 
Informações sobre como as empresas de Campinas poderão utilizar o escritório podem ser obtidas pelo e-mail do Departamento de Cooperação Internacional, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no endereço smdest.dci@campinas.sp.gov.br .
 
 
4º escritório internacional
 
 
Este é o quarto escritório de representação internacional de Campinas. O primeiro espaço foi inaugurado no ano de 2016 em Dongguan, cidade-irmã de Campinas na China. Em 2019, mais dois escritórios da cidade abriram suas portas na China: em Shangai e Fuzhou, que também é cidade-irmã de Campinas. O secretário André von Zuben recordou que, antes da pandemia da Covid-19, já vinha negociando a abertura de mais espaços de representação internacional em outras cidades pelo mundo, também sem custos para a Prefeitura.
 
 
Além do espaço de representação, a parceria também prevê cooperação nas áreas de tecnologia e inovação e intercâmbio educacional e esportivo entre Campinas e Itália.
 
 
Road Show na Itália
 
 
Quando as condições permitirem viagens a outras países, a Affari Comunicação irá reagendar o road show que levará para a Itália representantes de empresas, startups e instituições de Campinas e região, visando a geração de negócios e parcerias no mercado italiano. O road show, uma espécie de missão, estava previsto para ocorrer no mês de abril, mas foi cancelado em razão da pandemia da Covid-19.
 
 
A missão será organizada pela Affari Comunicação em parceria com a GSA Advice e a Guarnera Advogados e contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. A missão internacional terá encontros governamental e empresarial, painéis, networking e visita técnica em quatro regiões da Itália.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Escritório será base para empresas, startups e instituições de Campinas em busca de negócios no mercado italiano | Crédito: Divulgação

Escritório será base para empresas, startups e instituições de Campinas em busca de negócios no mercado italiano

Crédito: Divulgação

Foto: Lançamento foi em videoconferência, com a participação de autoridades da Prefeitura e de entidades ligadas ao comércio exterior na Itália | Crédito: Divulgação

Lançamento foi em videoconferência, com a participação de autoridades da Prefeitura e de entidades ligadas ao comércio exterior na Itália