Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Vacinação contra a gripe será retomada na próxima quarta, dia 22


16/04/2020 - 17:12




A segunda etapa da vacinação contra a gripe começou nesta quinta-feira, 16 de abril, mas em razão da grande procura, as unidades estão desabastecidas. No entanto, novas doses serão enviadas nesta sexta-feira, dia 17, pelo Estado.  A vacinação será retomada em toda a cidade na próxima quarta-feira, dia 22. 
 
 
O público-alvo desta fase abrange pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo. A meta é imunizar 90% de cerca de 84 mil pessoas.  
 
 
A partir de 9 de maio serão vacinados os demais grupos alvo da campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres pós-parto), professores, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.
 
 
 
 
 
Cobertura
 
Na primeira etapa da campanha foram aplicadas 141.990 doses da vacina em pessoas com mais de 60 anos. O número representa 97% da cobertura vacinal. 
Em relação aos profissionais de Saúde, foram imunizadas 38.765, o que representa 94,3% de cobertura. 
 
 
As pessoas da primeira etapa que não foram vacinadas podem receber a dose até o final da campanha, previsto para 22 de maio.
 
 
Vacina
 
A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. É importante que a população entenda que a vacina contra a gripe não protege contra a Covid-19, doença para a qual ainda não há vacina. Mas que, ao se imunizar contra os vírus Influenza, a quantidade de pessoas gripadas no inverno é reduzida, evitando sobreposição de doenças e ajudando a fazer diagnóstico mais rápido de casos de coronavírus na população vacinada.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Secretário de Saúde, Carmino de Souza: segunda etapa começou hoje, mas houve grande procura | Crédito: Carlos Bassan

Secretário de Saúde, Carmino de Souza: segunda etapa começou hoje, mas houve grande procura