Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

GM volta a distribuir máscaras e orientar população sobre coronavírus


16/04/2020 - 14:48




Em uma nova ação educativa na manhã desta quinta-feira, dia 16 de abril, a Guarda Municipal de Campinas distribuiu 400 máscaras descartáveis de TNT para pessoas que aguardavam atendimento em duas agências da Caixa Econômica Federal na rua Barão de Jaguara, no centro da cidade.
 
 
A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo a conscientização da população para a importância do uso deste equipamento de proteção enquanto estiverem em fila esperando por atendimento nos serviços essenciais autorizados a abrir, como bancos, casas lotéricas, supermercados e farmácias.
 
 
Os oito guardas municipais envolvidos na ação de hoje também deram orientações aos cidadãos sobre a distância de segurança de um metro entre uma pessoa e outra na fila e sobre o uso correto das máscaras. A equipe da GM conversou ainda com os responsáveis das agências bancárias para a organização da fila respeitando o distanciamento mínimo. 
As máscaras foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde.  
 
 
Ontem, os guardas municipais distribuíram 800 máscaras na região da avenida Francisco Glicério, onde há concentração de bancos e lotéricas, no Terminal Central de ônibus coletivo, e na Praça da Concórdia, que também reúne serviços essenciais autorizados a funcionar.
 
 
Decreto
 
 
O uso de máscaras de proteção será obrigatório a partir do dia 21 de abril, conforme o decreto 20.782/2020 publicado ontem no Diário Oficial do Município. Segundo o texto, o comércio autorizado a funcionar na quarentena vai restringir o atendimento apenas para quem estiver utilizando equipamento de proteção que cobre o nariz e a boca. 
 
 
O decreto estabelece também a demarcação do solo com no mínimo um metro de distância entre as pessoas e a limitação do número de clientes para evitar aglomeração, sendo no máximo uma pessoa para cada cinco metros – este item do decreto já está em vigor. 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Pessoas que aguardavam para entrar no banco receberam máscaras | Crédito: Divulgação

Pessoas que aguardavam para entrar no banco receberam máscaras

Crédito: Divulgação

Foto: Guardas também orientaram sobre medidas para conter propagação do coronavírus | Crédito: Divulgação

Guardas também orientaram sobre medidas para conter propagação do coronavírus

Crédito: Divulgação

Foto: Ação focou centro da cidade e agências com mais pessoas na fila | Crédito: Divulgação

Ação focou centro da cidade e agências com mais pessoas na fila