Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Diretora de teatro participa de bate-papo no "Cultura Abraça Campinas"


13/04/2020 - 16:40




Na série "Papo de Irmão", veiculada no Canal no Youtube, "Cultura Abraça Campinas", o secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco ­- que já recebeu o seu irmão, o escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco, no  episódio de estreia - conversa, nesta quarta-feira, 15 de abril, com a diretora de teatro Neyde Veneziano, uma das referências nas artes cênicas no Brasil. O papo-bate será às 20h e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/channel/UCieYuKccyRR-GlMTCOjs-oQ/about
 
 
 
Além da premiada carreira, Neyde Veneziano irá revisitar sua participação na direção do espetáculo "Sonho de uma Noite de Verão", encenado em Campinas, em 2014, em homenagem aos 450 anos de nascimento do genial dramaturgo William Shakespeare. 
A encenação teve participação de 15 atores e da Sinfônica de Campinas, que executou, ao vivo e na íntegra, a peça de mesmo nome, do compositor Felix Mendelssohn, composta 200 anos depois da obra de Shakespeare (escrita entre 1594 e 1596). Um dos trechos dessa composição ficou especialmente conhecida do público, a famosa “Marcha Nupcial”. 
 
 
Neyde Veneziano
 
Especialista em Teatro Musical Brasileiro, Neyde Veneziano dirigiu 40 espetáculos em São Paulo e outros em Campinas, Florianópolis, Lisboa e Milão. Recebeu vários prêmios por suas encenações, entre eles dois APCAs, dois Mambembes e uma indicação ao Shell-2013 como Melhor Diretora por Mistero Buffo, com o Grupo LaMinima (Domingos Montagner e Fernando Sampaio).
 
 
Entre 1988 e 1989, seu espetáculo "Revistando o Teatro de Revista" conquistou mais de 15 prêmios, tendo permanecido dois anos em cartaz, apresentando-se em temporada no Rio de Janeiro e São Paulo e em vários teatros do Brasil. 
 
 
Neyde atuou como professora doutora em Artes Cênicas pela USP, professora orientadora na Unicamp. É autora de cinco livros sobre Teatro de Revista, sendo considerada a pesquisadora brasileira precursora na área de teatro musical. 
 
 
Entre 2000 e 2001, viveu na Itália, fazendo seu pós-doutorado sobre Dario Fo, na Universidade de Bolonha. Desta pesquisa resultou o livro "A Cena de Dario Fo: O Exercício da Imaginação" (Ed. Nobel). Este é o único trabalho sobre Dario Fo escrito em língua portuguesa. 
 
 
Em 2019, lançou o documentário intitulado "Mamãe, eu Quero ser Vedete", que apresenta atrizes do antigo Teatro de Revista ao lado de Silvio de Abreu e Claudia Raia, como representantes contemporâneos do gênero. 
 
 
Canal
 
"Cultura Abraça Campinas" é o canal oficial da Secretaria de Cultura de Campinas, aberto à participação dos artistas. Os conteúdos podem ser enviados para o e-mail culturaabraca@campinas.sp.gov.br
O Canal é acessado pelo endereço:

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Neyde Veneziano: conversa acontece nesta quarta, 15 de abril, 20h, no Youtube | Crédito: Divulgação

Neyde Veneziano: conversa acontece nesta quarta, 15 de abril, 20h, no Youtube