Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Penido Burnier doa mais óculos de proteção à rede municipal de Saúde


09/04/2020 - 12:02




As unidades da rede básica de saúde de Campinas e da Rede Mario Gatti começam a receber, a partir da próxima semana, os 200 óculos de proteção (EPI - Equipamento de Proteção individual) doados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Penido Burnier de Campinas. Os acessórios serão utilizados pelos profissionais responsáveis pelo atendimento direto de pacientes com sintomas de síndrome gripal.
 
A iniciativa faz parte da campanha solidariedade do Penido Burnier que, no final de março, já doou 300 óculos de proteção à Rede Mario Gatti.
 
Os EPIs foram entregues pelo presidente do Instituto, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, ao assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Brandão. “Esse material chega em boa hora para proteger os profissionais que atuam nas áreas de alto risco, exclusivas para o atendimento de pacientes infectados ou casos suspeitos”, enfatiza Brandão.  
 
Segundo Queiroz Neto, os EPIs fazem parte do kit básico de proteção dos profissionais da saúde neste período. A doação foi conquistada através da ABIÓTICA (Associação Brasileira de indústrias Ópticas) e da empresa Allprot.  “Trabalhar sem proteção ocular é um risco porque os olhos são a porta de entrada do coronavírus. Isso porque têm comunicação com o nariz e todo o sistema respiratório através do canal lacrimal. Além disso, diversos estudos mostram que a contaminação é proporcionalmente maior entre os profissionais da saúde, porque formam um grupo de maior exposição ao vírus”, diz o presidente do Instituto Penido Burnier.
 
Leôncio Queiroz Neto destaca que apesar da febre, tosse e falta de ar serem os sintomas de COVID mais divulgados, um grande número de pessoas contaminadas só apresentam olho vermelho. Isso explica porque 80% das pessoas com COVID-19 são considerados assintomáticas. É por isso que lavar as mãos com frequência e evitar tocar os olhos é a primeira medida de prevenção.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto:  | Crédito: Carlos Bassan

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto: