Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Coronavírus: PS Metropolitano deve ser entregue até meio deste ano


31/03/2020 - 19:29




O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou na tarde desta terça-feira, dia 31 de março, que a entrega do Pronto Socorro Metropolitano deve ser antecipada de 2021 para o meio deste ano. A ideia é que o local, na Vila Padre Anchieta, seja usado para atendimento de casos de Covid-19.
 
 
A unidade terá três pisos – administrativo no térreo, atendimento adulto no 1º e infantil no 2º.  O mobiliário está sendo comprado para agilizar o início do atendimento assim que houver a conclusão da obra. Os leitos poderão ser de UTI ou de menor complexidade e a quantidade vai depender de custeio. "Nós vamos precisar de ajuda. Cada leito de UTI custa R$ 2.460,00. O Governo Federal paga R$ 800,00 e o restante é pago pelo município”, afirmou o prefeito.  
 
 
O projeto inicial era que o PS Metropolitano substituísse o Pronto Atendimento Anchieta, no mesmo bairro. No entanto, em um primeiro momento, a nova unidade funcionará apenas para atendimento de casos de coronavírus. Dessa forma, o PA continuará fazendo os atendimentos da população até o fim da crise da Covid-19. 
 
 
Contratação emergencial
 
 
Na última segunda-feira, 30 de março, a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência Hospitalar abriu as inscrições para o processo seletivo emergencial  para a contratação temporária de 210 profissionais de Saúde.
 
 
Até a tarde desta terça-feira, havia mais de 4 mil inscritos para o processo seletivo. Com esses funcionários, será possível que o funcionamento da UPA Carlos Lourenço seja integral. 
 
 
As informações foram dadas pelo presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, durante transmissão ao vivo pelas redes socais na tarde desta terça-feira, direto da Sala Azul do Paço Municipal.
 
 
Treinamento
 
 
As equipes das unidades que compõem a Rede Mário Gatti estão passando por treinamento constante para atender pacientes com a Covid-19. Foi criado um grupo específico, chamado SOS Intubação, que capacita os profissionais para realizar o procedimento, que é mais invasivo e nem todos os profissionais estão completamente habilitados, e também para o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Embora haja treinamentos de rotina, eles estão sendo intensificados neste momento.
 
 
Além disso, foram criadas portas diferenciadas nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. Todos os pacientes com síndrome gripal, que pode ou não ser a Covid-19, estão sendo atendidos separadamente. 
 
 
Nas UPAs, a partir da próxima semana, serão implantadas tendas para atendimento diferenciado. 
 
 
Dengue
 
 
O prefeito lembrou a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Levantamento Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas aponta que 80% dos criadouros estão dentro das casas. 
 
 
O trabalho contra a dengue realizado pela Prefeitura é ininterrupto, apesar da crise do coronavírus. Entre 1º de janeiro e 21 de março deste ano, foram coletadas 7.824 toneladas de resíduos despejados irregularmente na cidade; 1.065 toneladas de resíduos foram recolhidas na Operação Cata-Treco e outras 7.729 toneladas de resíduos foram recebidas nos ecopontos.
 
 
De 1º de janeiro a 26 de março de 2020, 159.029 imóveis foram visitados pelas equipes de Saúde para controle de criadouros. No mesmo período, 55.795 imóveis localizados em áreas de transmissões foram nebulizados.
 
 
Informações
 
 
Todas as informações sobre o novo coronavírus e a doença Covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/.
 
 
No portal, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana sobre o novo coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: O prefeito Jonas Donizette e o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, durante a transmissão realizada nesta tarde de terça-feira | Crédito: Carlos Bassan

O prefeito Jonas Donizette e o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, durante a transmissão realizada nesta tarde de terça-feira