Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

CS São José é reaberto antecipadamente por causa da crise do coronavírus


24/03/2020 - 09:28




A Prefeitura reabriu ontem, segunda-feira, dia 23 de março, o Centro de Saúde São José (CS Acylino de Souza Santos). A unidade foi reformada com um investimento de cerca de R$ 2,7 milhões, fruto do programa Saúde em Ação, uma parceria entre a Prefeitura, o Estado e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A reabertura da unidade foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e à campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

 

 

A unidade está realizando atendimentos de urgência, consultas de pré-natal, primeira consulta de recém-nascido, coleta de exames laboratoriais de gestantes e de urgência. Nos próximos 20 dias, enquanto a unidade é readequada, o horário de funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Após esse período inicial, voltará a funcionar em seu horário normal, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 13h, aos sábados. O Centro de Saúde São José fica na Avenida José Carlos do Amaral Galvão, 184, Jardim São José.

 

 

A unidade tem 76 profissionais, com quatro equipes de saúde da família, sendo coordenada pela enfermeira Andrea Alexandra Muniz Bacic. Dois novos profissionais, uma enfermeira e uma psicóloga, também foram contratados no último concurso público e devem começar a trabalhar em breve.

 

 

O CS São José é referência para uma população de 23.834 pessoas e abrange os bairros Jardim Bandeiras II, Jardim do Lago II, Jardim Bacuri, Jardim Santa Marta, Jardim São José, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Santa Cruz, Parque Camboriú.

 

 

Sintomas respiratórios

 

 

A unidade reservou um espaço exclusivo para atendimento a pessoas com sintomas respiratórios. Funcionários fazem a triagem das pessoas na entrada da unidade e aquelas que apresentarem estes sintomas, já entram na unidade com as mãos higienizadas por álcool gel e com máscara. Um médico atenderá exclusivamente a esses casos e um banheiro foi reservado aos pacientes com queixas respiratórias.

 

 

O que mudou

 

 

A unidade é grande, tem 1.800 metros quadrados e ficou mais iluminada e arejada, possibilitando oferecer também melhor ambiente de trabalho para os profissionais. Com mais de 30 anos de fundação, foi a primeira vez que o CS passou por uma reforma de grande porte. A unidade também ganhou uma sala exclusiva para agentes de saúde, para reuniões e grupos educativos, além de equipamentos novos. A reforma teve início em setembro de 2018, período em que as atividades foram descentralizadas.

 

 

Foi construída uma rampa na entrada para adequar a acessibilidade, além de construção de banheiros adaptados para pessoas com deficiência. O Centro de Saúde _ que tem dois andares _ também tem uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção e obesos. 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: CS São José: abertura antecipada devido ao coronavírus | Crédito: Fernanda Sunega

CS São José: abertura antecipada devido ao coronavírus