15/02/2019 - 18:38
Os bairros Parque Oziel e Jardim Monte Cristo pararam na manhã desta sexta-feira, 15 de fevereiro, para participar da manifestação organizada pela Escola Municipal de Ensino fundamental (Emef) Oziel Alves Pereira. Cerca de 500 alunos, de 7 a 14 anos, fizeram um movimento para chamar a atenção e conscientizar os moradores sobre os perigos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor de doenças como zika, chikungunya e dengue.
Durante uma hora, pais, alunos, profissionais da escola e moradores do bairro participaram do evento ao som de instrumentos de percussão tocados pelos estudantes da escola. Eles também entregaram panfletos pelas ruas e colaram cartazes. “É importante ter essa mobilização porque desperta não só o interesse do aluno como também da comunidade”, disse a professora Lorena Tonholi.
A mobilização, que este ano levou o nome de “Xô dengue”, faz parte do encerramento de uma semana de trabalhos voltada ao combate do Aedes realizada pela escola municipal. Os alunos desenvolveram pesquisas sobre o tema tanto por meio de materiais acadêmicos e palestras quanto de ações em campo.
Para os alunos, as atividades ajudaram a fixar o conteúdo aprendido, como conta a orientadora pedagógica da unidade, Ana Rosa Mobilom. “É dever da escola conscientizar os alunos. Tudo começa aqui dentro e depois se estende para a comunidade”, testemunha. O aluno Cauã Miguel, do 7° ano, que participa da passeata todos os anos, comentou: “É muito bom! Nos deixa mais alerta sobre os perigos do mosquito e ajudamos as pessoas”.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados