Dia do Imigrante Chinês fará parte do calendário oficial de Campinas

03/07/2018 - 17:26

Foi sancionada nesta terça-feira, 3 de julho, a lei que institui o Dia do Imigrante Chinês. A data passa a fazer parte do calendário de eventos do município e será comemorada anualmente no dia 15 de agosto.

O vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, representou o prefeito Jonas Donizette durante o evento, que contou, ainda, com a presença de representantes do Consulado Geral da China, da Aliança Brasil-China Campinas e RMC, Instituto Confúcio, BYD, Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), CPFL, Unicamp, entre outros.

O projeto de lei, de autoria do vereador Marcos Bernardelli, é um reconhecimento da contribuição da comunidade chinesa para o município de Campinas. Essa presença é visível em diversas áreas, como cultura, comércio e educação.

O prefeito Jonas Donizette não pôde participar do evento, mas deixou uma mensagem aos presentes. “Quero deixar um abraço a todos e dizer da minha alegria em recebê-los na Prefeitura. Fica aqui a minha mensagem de gratidão por todo trabalho que os chineses e seus descendentes fazem e fizeram no Brasil e também a parceria com a cidade de Campinas, que conta hoje com muitas empresas chinesas”, disse.

Henrique Magalhães Teixeira falou sobre a importância da aliança Brasil-China em áreas como cultura, comércio e tecnologia. “Tão longe, mas tão próximo. Eu acho que Campinas e o povo chinês têm mostrado interesses comuns e têm conseguido dar vazão a estes importantes anseios. Hoje, nós estamos coroando esta relação, instituindo formalmente o Dia do Imigrante Chinês como uma forma de construir junto à comunidade chinesa uma aliança cada vez mais forte”.

O cônsul geral adjunto da China, Sun Renan, também falou sobre a importância da sanção da lei e das relações entre o Brasil e o país asiático. “Estamos muito felizes com a assinatura desta lei que institui o Dia do Imigrante Chinês em Campinas, já que isso significa que cada vez mais os brasileiros se interessam pela cultura chinesa. Por meio da sanção desta lei, nós esperamos que estas duas culturas – brasileira e chinesa – possam fazer mais intercâmbios”, afirmou.

Pela lei, a Prefeitura poderá apoiar eventos ligados à data, até mesmo com autorização de uso de espaços públicos para atividades relacionadas ao tema. O intuito é preservar a tradição religiosa e os valores culturais.

Imigrantes

O Brasil tem atualmente entre 250 mil e 300 mil chineses e descendentes, de acordo com os dados de 2012 da Associação Chinesa do Brasil e do Consultado Chinês de São Paulo. Destes, 180 mil vivem no Estado de São Paulo; em Campinas vivem de 200 a 250 famílias chinesas.

Os primeiros imigrantes chineses chegaram em Campinas há cerca de 60 anos.

Relações com Campinas

A China mantém muitas relações comerciais com o Brasil e com a região de Campinas. Existem cerca de 80 empresas chinesas na cidade, com destaque para as pequenas empresas.

Em relação a grande empresas, no município está instalada, entre outras, a Companhia Chinesa BYD (Build Your Dreams). A BYD é especializada em energia limpa e produz ônibus elétricos e painéis solares. Também foi uma empresa chinesa, a State Grid, que adquiriu o controle acionário da CPFL Energia.

Crédito: Gilson Machado

Foto: Vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira representou o prefeito no evento | Crédito: Gilson Machado

Vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira representou o prefeito no evento

Crédito: Gilson Machado