Nos 30 anos do Síncrotron, prefeito cita vocação da cidade para a ciência

07/07/2017 - 18:16

O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, participou na tarde desta sexta-feira, 7 de julho, da cerimônia de comemoração dos 30 anos do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que contou com a presença do ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. A solenidade reconheceu a contribuição de personalidades para o êxito do projeto da primeira fonte de Luz Síncrotron do hemisfério sul.

Nestas últimas três décadas, Campinas foi se firmando cada vez mais no cenário nacional como a cidade da ciência e tecnologia. Já trazemos muitos cientistas com o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, e o próximo passo, o Sirius, vai chamar mais uma vez a atenção do mundo para a nossa cidade. Tudo isso reforça a vocação que Campinas tem para a inovação”, disse o prefeito.

Jonas Donizette cumprimentou as pessoas que fazem o dia a dia da ciência nos laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina. Lembrou ainda que o Centro está, atualmente, construindo o Sirius, a fonte de Luz Síncrotron mais brilhante do mundo, que terá em seu núcleo um acelerador de elétrons de última geração. O Sirius já está com mais da metade das obras concluídas. A previsão de inauguração é 2018.

A comemoração foi no CNPEM, onde o ministro Gilberto Kassab também ressaltou a importância do núcleo de tecnologia para Campinas e para o País. Disse que se sentia privilegiado em participar da celebração dos 30 anos e falou sobre a importância do investimento em ciência, pesquisa e inovação para a qualidade de vida das pessoas.

A cerimônia contou com a presença também do presidente dos Correios, Guilherme Campos; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben; de Antonio José Roque da Silva, diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e do presidente do primeiro conselho diretor do LNLS, Rogério Cezar de Cerqueira Leite.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Para prefeito, Laboratório em Campinas reforça a vocação da cidade para a ciência e tecnologia | Crédito: Carlos Bassan

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Autoridades comemoraram três décadas do Síncrotron | Crédito: Carlos Bassan