Mais de 4 mil pessoas participaram da revisão do Plano Diretor Estratégico
29/06/2017 - 15:26
A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) informa que, desde o início do processo de revisão do Plano Diretor, em dezembro de 2014, 4.341 pessoas assinaram a lista de presença dos eventos promovidos para discutir as diretrizes que irão nortear o desenvolvimento urbano do município. No decorrer desse período, dezembro de 2014 a junho de 2017, foram realizadas 51 atividades com a participação da comunidade, dentre as quais estão seminários, oficinas de capacitação, diagnóstico, discussão de propostas e apresentações devolutivas nas diferentes regiões da cidade.
A equipe técnica que coordena o processo de revisão do PD informa ainda que, além dos eventos, foram criados vários canais de comunicação para estimular e facilitar a participação da população no processo de revisão do Plano. Foi disponibilizado espaço específico na internet, por meio do site
www.planodiretor.campinas.sp.gov.br ; via Sistema 156, tanto pelo telefone como pelo atendimento online, ou mesmo a possibilidade de registrar as contribuições no Protocolo Geral da Prefeitura. O período de captação das contribuições, conforme acordado com o Conselho Municipal da Cidade de Campinas (Concidade), foi encerrado no último dia 5 de junho.
A Seplurb recebeu 2.759 contribuições dos cidadãos interessados no tema. Até abril de 2017, quando foi encerrada a primeira fase do processo de revisão foram contabilizadas 1.037 sugestões para o Plano Diretor. A partir do mês de maio, com o início da fase de discussões para elaboração da minuta do Projeto de Lei, a equipe técnica recebeu mais 1.722 contribuições, sendo que 1.377 chegaram via online, 257 durante as oficinas e apresentações e 88 por intermédio do protocolo geral.
O amplo calendário de encontros promovido pela Prefeitura contou com três seminários realizados, em 2014 e 2015, para divulgação e sensibilização do tema com a participação de 600 pessoas. As seis oficinas participativas e de escuta inicial que ocorreram no mês de maio de 2015 tiveram a presença de 518 cidadãos e, para preparar o diagnóstico comunitário, entre os meses de junho e julho de 2015, foi realizada mais uma série de 11 oficinas nas diferentes regiões da cidade. Nesses encontros regionais houve a participação de 499 pessoas.
Em 2016, por ser ano de eleições municipais, o processo de revisão também foi intenso, mas com reuniões técnicas realizadas com o público interno das secretarias e autarquias municipais para inserção dos planos setoriais no documento em questão. Mesmo assim, foram realizadas quatro oficinas participativas com a população para discussão das propostas elencadas até aquele momento. Essas reuniões ocorreram nos meses de outubro e novembro do ano passado e tiveram a presença de 612 pessoas.
E, finalmente, para concluir o processo, em 2017, foram realizados 27 encontros com a população. As atividades aconteceram nas diferentes regiões da cidade e também no Salão Vermelho do Paço Municipal. Entre os meses de abril, maio e junho, foram realizados encontros para apresentação da metodologia de trabalho, devolutivas das propostas anteriores, diagnóstico e novas propostas, dentre essas atividades aconteceram 17 reuniões noturnas, nas cinco regiões da cidade, para discussão das questões territoriais e, por último, quatro encontros para apresentar a sistematização das novas contribuições feitas pela comunidade. Neste ano, 2.112 pessoas participaram das atividades referentes ao Plano Diretor Estratégico.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução