Fábrica da chinesa BYD inaugura unidade de painéis solares na cidade

06/04/2017 - 17:54

Na manhã desta quinta-feira, dia 6 de abril, prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou da inauguração da fábrica de painéis solares da BYD (Build Your Dreams), empresa chinesa especializada em energia limpa. A unidade está localizada no Terminal Intermodal de Cargas (TIC), onde já funciona, desde 2015, a fábrica de ônibus elétricos da BYD.

A fábrica de painéis solares contou com investimento de R$ 150 milhões e irá gerar 360 empregos diretos. E serão mais 161 vagas, até 2022, com investimento de R$ 50 milhões no setor de produção de chassis.Os responsáveis pela empresa anunciaram durante a cerimônia desta quinta que a produção de chassis será 100% nacionalizada.

O maior benefício da BYD aqui é a geração de empregos. Outro ponto é a inovação, usar a energia do sol para fazer o abastecimento dos veículos. Isso tem tudo a ver com nosso lema 'Campinas, a força da inovação', disse o prefeito Jonas Donizette.

Jonas destacou que Campinas tem hoje uma legislação especial para empresas inovadoras, tornando a cidade mais competitiva para receber este tipo de investimento no país. “E vamos continuar trabalhando nessa linha”, completou.

Paineis solares

A unidade inaugurada nesta quinta terá capacidade para produzir 200 megawatts por ano (mw/ano) em painéis solares fotovoltaicos. Estes painéis produzidos em Campinas serão de alta tecnologia, exclusiva e pioneira, chamada double glass. O método, que aumenta a produção de energia em 7% quando comparado aos módulos tradicionais, tem alta durabilidade (50 anos) e menor desgaste.

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira destacou a estreita relação que Campinas tem com a China. “A BYD representa a construção do sonho metropolitano, com impressionante tecnologia e organização”, disse.

A construção de um sonho foi a mesma expressão utilizada por Stella Li, vice-presidente da BYD: “Estamos realizando um sonho, o de fabricar equipamentos de uso sustentável para a vida das pessoas”.

Ônibus elétricos

Em Campinas já há 12 ônibus elétricos circulando e o objetivo é ampliar para 150 e ter pelo menos 10% da frota com esse tipo de veículo. O ônibus elétrico é mais confortável, mais moderno, menos poluente, não produz poluição sonora – o ruído é zero. Os veículos irão rodar pelo corredores do BRT.

Campinas está promovendo positivamente a alta tecnologia e atraindo empresas transnacionais. A BYD se uniu ao patrimônio científico da cidade”, disse o embaixador da China, Li Jinzhang.

O evento também contou com a presença do presidente da BYD Brasil, Tyler Li. Deputados federais e estaduais, secretários municipais e outros membros da delegação chinesa também estiveram presentes.

Crédito: Luiz Granzotto

Foto: Paineis solares produzidos em Campinas terão alta tecnologia | Crédito: Luiz Granzotto

Paineis solares produzidos em Campinas terão alta tecnologia

Crédito: Luiz Granzotto