Museus aliam conhecimento e diversão para oferecer opções nas férias

16/01/2017 - 16:17

A visita aos museus municipais é uma boa resposta para a pergunta tradicional que sempre se apresenta nesta época de férias: o que fazer durante os dias de folga? Mais ainda: que roteiros inventar para tirar a criançada de casa, e da frente do computador? Reunindo programação variada com entrada gratuita, ou simbólica, os museus reúnem conhecimento, diversão e passeio, e conhecê-los, ou revisitá-los é boa opção de lazer.

Os adultos que fizerem o roteiro dos museus poderão, por exemplo, ter contato com obras assinadas por nomes famosos, como Cândido Portinari, ou fazer uma viagem por registros cinematográficos históricos, sem esquecer a exibição de filmes atuais, com a oportunidade de discuti-los após os créditos finais. Já as crianças e adolescentes podem se soltar nas áreas verdes, como Bosque dos Jequitibás e Lagoa do Taquaral, onde também encontrarão curiosidades dos animais e até de outras galáxias.

Quem estiver no centro da cidade, pode conferir o Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (Macc), situado na rua Benjamin Constant, ao lado da prefeitura. O local oferece exposições temporárias, além de obras de artistas de peso do seu acervo, como Cândido Portinari, Grupo Vanguarda, Cildo Meireles, entre outros.

Localizado no imponente Palácio dos Azulejos, o Museu da Imagem e do Som (MIS) reúne equipamentos audiovisuais antigos e um acervo de encher os olhos dos amantes da arte: objetos, fotos, registros sonoros, vídeos e películas. O MIS oferece, ainda, uma programação diária de filmes nacionais e estrangeiros, seguida de debate.

Outros dois museus do circuito estão situados nos parques da cidade. A fauna brasileira é apresentada no Bosque dos Jequitibás, que abriga o Museu de História Natural, com o Aquário e a Casa dos Animais Interessantes.

E como fenômenos naturais sempre instigam a imaginação, outra boa pedida é aproveitar a paz, o verde e a lagoa do Parque Portugal aliados à visita ao Museu Dinâmico de Ciência, que divulga a ciência de forma lúdica e prazerosa. Na cúpula de seis metros de diâmetro do Planetário, o visitante pode conferir o céu de qualquer parte do mundo e observar mais de 60 constelações e três mil estrelas.

Roteiro

Museu de Arte Contemporânea (MACC)

Av. Benjamin Constant, 1633 - Centro. Campinas

Fones: (19) 21160346/ (19) 32364716

email: cultura.macc@campinas.sp.gov.br

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Palácio dos Azulejos - Rua Regente Feijó, 859, Centro. Campinas

Informações gerais e contatos: telefone (19)3733-8800

e-mail: miscampinas@gmail.com e misprogramacao@ig.com.br

Museu de História Natural

Rua Cel. Quirino, nº 2, Bosque dos Jequitibás. Campinas

email: museuaquario@campinas.sp.gov.br

Ingresso: R$2,00. Gratuidade de ingresso para pessoas a partir de 60 anos e crianças até 6 anos.

Museu Dinâmico de Ciência e Planetário

Avenida Dr. Heitor Penteado s/nº, Bairro Taquaral.Campinas

Acesso pelo portão 5 ou 7 do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral)

Venda de ingressos a partir das 15h30