Transforma Campinas reforça limpeza da Comunidade Buraco do Sapo
19/12/2016 - 10:55
Um grupo de 20 voluntários do movimento Transforma Campinas (
www.transformacampinas.com.br) se uniu no sábado, 17 de dezembro, aos moradores do Jardim Novo Flamboyant e aos trabalhadores da Prefeitura e da Sanasa para o mutirão de limpeza na comunidade. O objetivo foi o de remover criadouros do mosquito Aedes aegypti, inseto vetor da dengue, do Zika Vírus e da febre Chikungunya.
Batizada de “Natal sem Zika”, a ação se desenvolveu de quinta-feira, 15 de dezembro, ao sábado, 17, e envolveu uma megaoperação de limpeza na região do bairro conhecida como “Buraco do Sapo”. A iniciativa envolveu o Gabinete do Prefeito, a Sanasa, as secretarias de Saúde, de Serviços Públicos, de Educação, de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, de Trabalho e Renda, do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o departamento de Defesa Civil.
Além da remoção de lixo e resíduos do ribeirão Brandina, que margeia o Buraco do Sapo, a operação compreendeu também a instalação de duas novas caçambas de lixo na vizinhança do campo de futebol e de um container na entrada da comunidade, de modo a ampliar os meios de descarte de lixo no local. A comunidade discute ainda internamente a perspectiva de criação de uma cooperativa de lixo reciclado.
Segundo a supervisora geral da Vigilância em Saúde (Visa) Leste, Adriana Guidetti Dias Lopes, a ação foi positiva. “A participação dos voluntários foi muito boa. Os moradores da comunidade nos receberam muito bem e elogiaram a ação”, destacou.
Pelo movimento Transforma Campinas, estiveram presentes representantes das ONGs Creche Nova Jerusalém, Instituto Padre Haroldo e Projeto Filhos, além de voluntários associados à plataforma que souberam da ação por meio do site e da imprensa.
A operação reuniu 70 homens da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, 10 caminhões trucados, 10 equipamentos que incluíram retroescavadeira, pá carregadeira, e cinco caminhões cata-treco; 150 toneladas de resíduos foram removidas.
O projeto
O projeto começou a ser concebido em agosto, quando o Movimento Transforma Campinas procurou a Prefeitura para consultar sobre a possibilidade de desenvolver um trabalho de prevenção às arboviroses na região conhecida como Buraco do Sapo.
A iniciativa encontrou boa acolhida no poder público e um plano de ação começou a ser desenvolvido pela Administração Municipal no mês de setembro. Em seguida, nos meses de outubro e novembro, reuniões com lideranças comunitárias foram agendadas no Jardim Novo Flamboyant. Participaram dos encontros representantes da prefeitura e das entidades associadas ao Transforma Campinas.
Durante os encontros, os líderes comunitários solicitaram mais pontos de descarte de lixo na região, no que resultou na instalação das caçambas e do container. Ações educativas também entraram na discussão, com o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação e das ONGs envolvidas em iniciativas de limpeza e de manutenção do território. Um evento foi realizado sexta-feira à noite no campo de futebol da região, com uma peça de teatro e a exibição de filmes educativos. O ato contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas.
As discussões resultaram no estabelecimento de um cronograma que incluiu, além das ações de limpeza do município, uma ação educativa na sexta-feira à noite, quando foram exibidos filmes e uma peça de teatro para os moradores no campo de futebol local. No sábado, além do trabalho da Prefeitura e da Sanasa, foi combinada uma ação com voluntários para complementar as ações da Administração Municipal e para engajar a sociedade civil na iniciativa.
“Que lindo ver toda essa simplicidade entre poder público e comunidade… Vidas foram impactadas com o amor em forma de serviço e informação”, concluiu Aline Santos, da Creche Nova Jerusalém.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução