Diagnóstico técnico do Plano Diretor Estratégico disponível na internet

20/10/2016 - 16:13

O Diagnóstico Técnico referente ao processo de revisão do Plano Diretor do Município foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) no link https://planodiretor.campinas.sp.gov.br/ . Elaborado pela equipe técnica da Seplan, o levantamento teve a participação de todas as secretarias municipais. O caderno com 215 páginas tem como título Premissa e Princípios norteadores do Plano Diretor Estratégico .

A partir do diagnóstico técnico foi possível ter uma visão geral da cidade com o olhar do técnico. As conclusões, de acordo com a equipe responsável pela revisão, foram muito semelhantes ao Diagnóstico Comunitário, elaborado a partir de consulta pública junto à sociedade, material que também está disponível no site.

O documento traz um extrato das questões mais importantes de saneamento, habitação, transporte, desenvolvimento econômico. Enfim, cada secretaria trouxe o seu ponto de vista e a equipe do Plano Diretor trabalha para conciliar tudo isso numa proposta.

De uma maneira geral, o material enviado pelas secretarias mostra uma série de questões estruturais, como déficit de equipamentos públicos nas áreas de Saúde e Educação nas regiões onde a população também fez esse tipo de colocação. A região Sudoeste, por exemplo, a que mais cresce, é uma das mais carentes em infraestrutura. Isso alerta a Seplan para o que está acontecendo na cidade e mostra a necessidade de estimular o crescimento de outras áreas do município.

Todos esses dados subsidiaram a equipe técnica para dar início à preparação das diretrizes e propostas do Plano Diretor Estratégico 2016 que está em fase de conclusão.