Programação comemora, nesta sexta, Dia Nacional da Escrita Braile

05/04/2016 - 16:54

O Dia Nacional da Escrita Braile, comemorado em 8 de abril, será marcado, em Campinas, por apresentações musicais e exposição. As atividades acontecerão nesta sexta-feira, justamente o 8 de abril, a partir das 9h, no saguão do Prefeitura de Campinas. A programação, gratuita e aberta ao público em geral, foi organizada pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPD).

Pessoas com deficiência visual, do Centro Cultural Louis Braille e da Associação Paraolímpica de Campinas (APC), participarão cantando e tocando instrumentos variados. A exposição tem esculturas em barro, pinturas, colagens, desenhos, entre outras peças, todas elaboradas por pessoas com deficiência visual. Essas peças fazem parte da mostra 'Autorretrato', que foi exibida no ano passado no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, com apoio da SMPD.

Sobre o sistema Braile

O sistema Braile, utilizado universalmente por cegos para leitura e escrita, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, em 1825. O método é considerado um marco e uma importante conquista para a educação e a integração das pessoas com deficiência visual na sociedade. O Braile é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos.

Dia Nacional da Escrita Braile

Data: 8 de abril, sexta-feira

Local: saguão da Prefeitura de Campinas - Av. Anchiteta, 200, Centro

Participação aberta aos interessados