05/02/2016 - 17:09
O prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 5 de fevereiro, a conclusão do megamutirão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de limpeza e melhorias urbanas em cerca de 20 bairros do distrito do Campo Grande. Ele também vistoriou as obras do centenário do Bosque dos Jequitibás e a reconstrução do campo de futebol do Núcleo Residencial Getúlio Vargas, no Parque São Quirino.
Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, as ações desse tipo de mutirão ajudam a eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Sobre esse aspecto, o prefeito em exercício ressaltou: “A administração está mostrando que a prevenção às doenças não deve ser restrita a determinados períodos do ano e as ações sempre incentivam a população a colaborar no esforço para eliminar criadouros”.
O mutirão durou três dias e envolveu 1,2 mil homens, entre servidores municipais, trabalhadores de empresas terceirizadas e reeducandos. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, 12km de ruas de terra foram melhoradas com o emprego de um comboio de máquinas; foram removidos 1,2 mil toneladas de entulho; roçados 100 mil metros quadrados de córregos; desassoriados 13km de córregos; a operação cata-treco removeu 52 caminhões de objetos inservíveis (cerca de 50 toneladas no total); foram tapados 2.196 buracos de ruas.
Houve ainda limpeza em praças e canteiros centrais de avenidas; plantio de 350 mudas de árvores nativas; podas de 150 árvores adultas; replantio de 3 mil mudas de plantas ornamentais; limpeza de 22 escolas e creches municipais e de quatro centros de saúde.
Outra benfeitoria importante foi o recapeamento de 6 mil metros quadrados de ruas no entorno do Terminal de Ônibus do Parque Valença.
Bosque
A revitalização do Bosque dos Jequitibás começou no início do ano passado, quando se comemorou o centenário da mais famosa área verde de Campinas, e está prevista para ser concluída em 21 de fevereiro. O investimento é de R$ 1,9 milhão, com recursos da Secretaria de Serviços Públicos.
A primeira etapa da obra começou com a construção de um centro de educação ambiental que ficará inserido em uma área de clareira já existente no local.
Estão em fase de finalização a reativação do trenzinho turístico, reforma do setor veterinário, obras estruturais de autossuficiência hídrica, instalação de wi-fi, bebedouros novos, academia para a terceira idade, placas de sinalização e orientação para usuários. Também há reforma do passeio interno e externo, troca de todo o alambrado no entorno do Bosque, instalação de 80 novas luminárias, reforma de sanitários, recinto dos animais, praça de alimentação e manejo florestal da vegetação arbórea.
O Bosque dos Jequitibás, na região leste da cidade, é uma das maiores e mais antigas áreas de lazer de Campinas. Possui dois alqueires de reserva florestal com mais de 400 espécies de plantas cadastradas e 300 espécies de aves, répteis e mamíferos.
Henrique Magalhães Teixeira saudou: “Estamos para entregar à população um novo tempo para o Bosque, que é um valioso espaço democrático”. Ele classificou como “de grande sabedoria” a administração pública que, não cedendo à tentação de só investir no que é novo, busca também recuperar os bens antigos. “Isso é importante para a cidade, que tem sua histórria”, concluiu.
Campo
A reforma do campo de futebol do Núcleo Residencial Getúlio Vargas, no Parque São Quirino, também na região leste, estatrá concluída dentro de dois meses. A melhoria foi decididan o final do ano passado, quando a Secretaria Municipal de Habitação inibiu uma ocupação irregular que estava começando no campo, que mede aproximadamente 5 mil metros quadrados.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados