Conselho da Cidade de Campinas apresenta sugestões para o Plano Diretor

23/12/2015 - 13:40

Na última reunião do Concidade – Conselho da Cidade de Campinas, colegiado que reúne representantes dos conselhos municipais -, ocorrida no dia 9 dezembro, os membros do órgão trouxeram suas sugestões para o processo de revisão do Plano Diretor do Município, trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan). Dentre as contribuições mais citadas pelos conselheiros estão questões relacionadas à Mobilidade, Habitação e Meio Ambiente.

O debate ocorreu a partir da sistematização dos dados referentes à participação popular viabilizada pela realização de oficinas participativas de leitura comunitária - Escuta Inicial e Diagnóstico Comunitário -, e também pelas contribuições enviadas via internet.

Orientada pela planilha referente aos eixos estruturadores – Ordenamento Territorial, Mobilidade e Transporte, Habitação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Inserção Metropolitana - , a diretora do Departamento de Planejamento, Carolina Baracat, apresentou as potencialidades e os problemas do município apontadas pela população. O processo participativo propiciou à equipe técnica da Seplan conhecer os anseios da comunidade e compreender quais assuntos mais afetam o dia a dia dos habitantes de Campinas.

Também foi uma oportunidade de repensar o planejamento urbano em conjunto com a sociedade, obtendo dos cidadãos o conhecimento das peculiaridades de cada região e fortalecendo as decisões e propostas do Poder Público sobre a gestão do território” comentou a diretora.

A contribuição dos conselheiros abordou questões habitacionais, ambientais e de mobilidade urbana. Em relação ao eixo Meio Ambiente, os conselheiros apontaram questões referentes à definição de estudos em áreas de APPs – Área de Preservação Permanente, coleta de lixo, recursos hídricos, corredores ecológicos, mapeamento de pontos de mineração, recuperação de áreas desativadas de mineradoras, diagnóstico de barragens, preservação de fragmentos de matas e áreas de inundação.

No eixo Mobilidade Urbana foi apontada a necessidade de reservar espaços para metrô e faixas perimetrais nas rodovias, principalmente na ligação com o Aeroporto de Viracopos e a apresentação de um plano referente à ocupação no entorno do sítio aeroportuário.

No que diz respeito à Habitação, os conselheiros falaram sobre a elaboração de uma diretriz de controle para regularização fundiária, a inclusão de áreas de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) em Barão Geraldo e na Área de Proteção Ambiental (APA).

Uma única sugestão foi apontada pelos membros do Concidade em relação ao eixo do Desenvolvimento Econômico, tema que trata do resgate e consequente incentivo agrícola a ser incorporado aos estudos e propostas do novo Plano Diretor.

Dentro do processo de revisão do Plano Diretor, a fase de diagnóstico está encerrada e, agora, a equipe técnica inicia a fase propositiva. Vale lembrar que todo material relativo à revisão do Plano Diretor está disponível no site https://planodiretor.campinas.sp.gov.br/, inclusive a sistematização dos dados referentes à participação popular.