Oficina no Nova Europa encerra ciclo de apresentações regionais da LUOs

18/11/2015 - 17:54

A Oficina Participativa que ocorre no Nova Europa, região Sul, nesta quarta-feira, dia 18 de novembro, encerra o ciclo de encontros regionais para apresentação e debates com a população da proposta para a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). Até o momento, foram realizadas oito oficinas, nas diferentes regiões da cidade, com a participação de aproximadamente mil pessoas.

O encontro desta quarta será no Salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rua Santo Antônio da Alegria, 330, Jardim Nova Europa. O objetivo da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), que coordena o processo de revisão da LUOS, é dar oportunidade para o cidadão discutir com os técnicos da Prefeitura, de forma transparente e participativa, as regras previstas para ocupar e usar o solo urbano.

A Lei de Uso e Ocupação do Solo define os parâmetros de densidade, ocupação, as categorias de uso. Define, ainda, o zoneamento, que estabelece onde e como poderão ser instaladas residências, escolas, farmácias, indústrias, parques, áreas verdes e outras atividades necessárias para a vida na cidade.

Região Central

Na noite desta terça-feira, dia 17, o encontro aconteceu no saguão do Paço Municipal e reuniu cerca de 80 pessoas. Os técnicos da Seplan avaliaram que o debate foi bastante produtivo e abordou, inclusive, questões técnicas referentes ao coeficiente de aproveitamento, índice de permeabilidade e altura máxima da edificação.

O caderno que contém a proposta para a revisão participativa da LUOS, entregue aos presentes, é o resultado do estudo realizado pela Fupam – Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com a Prefeitura, e debatido com a Comissão Geral Participativa (CGP), instância representativa da sociedade no processo de revisão da LUOS. O grupo vem se reunindo desde setembro do ano passado.

As propostas apresentadas trazem uma nova visão urbanística para a cidade, associando o adensamento populacional à qualificação ou implantação das infraestruturas urbanas necessárias, sobretudo as de mobilidade. Também instituem regras visando à melhoria da relação entre espaços públicos e privados, garantindo que o uso e a ocupação dos lotes privados resulte em espaços urbanos de mais qualidade, como calçadas mais largas e mais áreas verdes; usos mistos que tragam mais dinamismo, mais segurança nas ruas e mais vida na cidade, incentivando a convivência das pessoas no espaço público.

Os estudos levaram em consideração as demandas apontadas nos processos participativos, as características dos espaços de qualidade urbanística existentes em Campinas, a prática do setor imobiliário e a sistematização e análise de inúmeros dados e informações sobre o município.

O material também está disponível na página eletrônica da Seplan e pode ser acessado no link http://www.campinas.sp.gov.br/governo/seplama/luos/propostas_luos_em_debate.pdf.

Além das contribuições expressas durante as oficinas, a população também pode enviar suas sugestões até o dia 31 de dezembro, via internet, pelo protocolo Geral da Prefeitura ou pelo Sistema 156 de Atendimento ao Cidadão.

Região Sul (Nova Europa)

Data: 18 de novembro

Local: Salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Endereço: Rua Santo Antônio da Alegria, 330 – Jardim Nova Europa