Debate da Lei de Uso e Ocupação do Solo chega à região Sudoeste da cidade

13/11/2015 - 18:05

A quarta edição das Oficinas Participativas realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) para debater as propostas preliminares para a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) ocorreu na região Sudoeste do município na noite desta quinta-feira, dia 12 de novembro.

As oficinas oferecem ao cidadão oportunidade para discutir com os técnicos da Prefeitura as regras previstas para a ocupação e o uso do solo urbano. Assim, todos podem contribuir para definir as áreas que receberão residências, escolas, farmácias, indústrias, parques, áreas verdes e outras atividades necessárias para a vida na cidade.

O grupo que esteve presente na oficina desta quinta-feira debateu itens da nova lei que tratam dos parâmetros de densidade e ocupação do solo e das categorias de uso da edificação, entre outros temas. Isso porque a proposta elenca as zonas de uso e ocupação, que são subdivididas em seis – periurbana, residencial, mista, de centralidade, de atividade econômica e de preservação ambiental.

A equipe que coordena o processo de revisão da LUOS ressalta que a Lei vigente é de 1988 e não acompanhou as transformações urbanas do município. Ao longo desses anos, para superar esse descompasso, outras leis foram incorporadas, transformando o zoneamento municipal em um conjunto extenso e complexo de regras pouco claras. Por isso, essa construção participativa é extremamente importante.

Do total de oito oficinas previstas, a Seplan já realizou quatro - duas na região Norte (Barão Geraldo e Nova Aparecida), uma na região Sul (Jardim Fernanda) e na Sudoeste (Ouro Verde). Nesta sexta-feira, 13, o encontro será na região Noroeste. A participação é aberta ao público em todos os encontros. Veja programação abaixo.

Região Noroeste (Campo Grande)

Data: 13 de novembro

Local: CEU - Centro de Educação Unificada Florence

Endereço: Rua Lasar Segall, 110 - Jardim Florence I