21/09/2015 - 16:15
Na primeira reunião do Conselho Administrativo do “Agropolo - De Campinas para o Brasil”, realizada na manhã desta segunda-feira, 21 de setembro, o prefeito Jonas Donizette foi eleito presidente do órgão. O objetivo do Conselho é estimular a cooperação científica e tecnológica entre instituições de ensino e pesquisa e o setor produtivo, modelo inspirado na cidade de Montpellier, na França, onde funciona órgão semelhante.
O vice-governador do Estado de São Paulo, Marcio França, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Arnaldo Jardim e o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Tadeu Jorge, participaram da reunião, realizada na Sala Azul do Paço Municipal.
O Agropolo Campinas – Brasil envolve empresas, institutos de pesquisa e universidades que atuam nas áreas de agricultura, alimentação, biotecnologia, biodiversidade, bioenergia. O órgão está fundamentado no conceito da “inovação colaborativa”, definida como uma nova estratégia de promover pesquisa, desenvolvimento e inovações tecnológicas de produtos e serviços.
De acordo com o prefeito de Campinas e agora presidente do Conselho, o Agropolo é uma união de esforços de todos os envolvidos no intuito de usar a tecnologia na produção de alimentos e favorecer a produtividade na agricultura. “O município possui vocação para o agronegócio e competência científica, técnica e parceiros para o desenvolvimento deste Polo”, disse Jonas.
Além do prefeito, ficaram definidos como integrantes do Conselho Administrativo o reitor da Unicamp, Tadeu Jorge, como vice-presidente, e o vice-governador Márcio França e o Secretário de Agricultura e Abastecimento de Campinas, Arnaldo Jardim. Compõem o Conselho Executivo Sérgio Carbonell, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); Luís Cortez, da Unicamp, e Lilian Anefalos, também do IAC.
As ações estratégicas para o Agropolo Campinas – Brasil foram apresentadas, por meio de videoconferência, para representantes da Agropolis International, na cidade de Montpellier, na França.
Acordo foi assinado em junho
O encontro desta segunda-feira foi a primeira reunião técnica realizada após a assinatura do acordo de cooperação técnica do Polo Agrotecnológico de Campinas com a Associação Agropolis International, que tem sede em Montpellier, na França. O acordo foi firmado em reunião ocorrida no último dia 26 de junho, no Instituto Agronômico de Campinas – IAC.
A Prefeitura participa do acordo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. Também assinaram o documento a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por meio do IAC, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e do Instituto Biológico (IB); a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); a Associtech Techno Park Campinas e a associação francesa. A Embrapa e o Consulado Geral da França em São Paulo são apoiadores do acordo.
A Agropolis International é considerada uma das maiores concentrações de competências nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade e meio ambiente.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados
Crédito: Luiz Granzotto
Prefeito presidiu a reunião
Crédito: Luiz Granzotto
Representantes de institutos e universidades participaram do encontro
Crédito: Luiz Granzotto
Jonas, Arnaldo Jardim e Márcio França
Crédito: Luiz Granzotto
Parte do evento foi transmitida para a França
Crédito: Luiz Granzotto
Logomarca do novo Conselho