Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Atividades do Plano Diretor foram apresentados para Concidade e CMDU


20/08/2015 - 18:51




  

Os membros dos Conselhos Municipais da Cidade (Concidade) e de Desenvolvimento e Urbano (CMDU) tiveram acesso ao balanço das atividades relacionadas à revisão do Plano Diretor do município durante reunião ocorrida na noite desta terça-feira, dia 19 de agosto, no Salão Vermelho do Paço Municipal.

 

 

O encontro foi conduzido pelo secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fernando Vaz Pupo, que é presidente do Concidade. Também participou o arquiteto Fábio Bernils, presidente do CMDU.

 

 

A sistematização dos dados referente às atividades realizadas para elaboração do Plano Diretor Estratégico 2016 foi apresentada pela diretora do Departamento de Planejamento da Seplan, Carolina Baracat. Dentre as informações fornecidas estão o resultado da enquete aplicada nas oficinas de capacitação e escuta inicial junto à população, os principais assuntos tratados nas oficinas de diagnóstico comunitário, as contribuições produzidas pelo Grupo de Trabalho que participa da revisão do Plano Diretor e os eventos realizados dentro desse processo, com os respectivos números de participantes.

 

 

Além disso, a diretora apresentou o esboço do guia de conteúdo que contemplará o caderno de subsídios do Plano Diretor Estratégico 2016. O material inclui o diagnóstico comunitário e técnico com os aspectos ambientais, urbanos, rurais, da dinâmica socioeconômica, da mobilidade e do transporte, da habitação, dos equipamentos públicos, da infraestrutura e da inserção regional.

 

 

De acordo com o secretário da Seplan, a leitura comunitária foi muito importante para o trabalho de revisão do Plano Diretor, pois apontou as questões que preocupam a população. “Agora, temos que traduzir essas preocupações, em sua grande maioria relacionadas à mobilidade, saúde e educação, em propostas que venham enfrentar essas questões com base na avaliação técnica”, disse.

 

 

Pupo ressaltou que a elaboração das propostas exige a participação dos conselhos e da sociedade como um todo. “O grupo executivo criado para acompanhar esse processo de revisão da legislação urbanística tem um calendário efetivo para discussão da Lei de Uso e Ocupação do Solo e do Plano Diretor, isso tudo para que ao concluirmos os trabalhos tenhamos um Plano Diretor inovador a partir da construção coletiva”, concluiu.

 

 

Assuntos debatidos

 

 

Os principais assuntos debatidos nas oficinas realizadas junto à comunidade revelaram os problemas, as potencialidades e os desejos dos cidadãos em relação à cidade, a partir dos eixos estruturantes propostos para a elaboração do Plano Diretor Estratégico 2016.

 

 

Em relação ao Ordenamento Territorial, de modo geral, foi solicitada a ampliação dos equipamento públicos, incluindo praças, áreas de lazer e cultura.  Na área da Mobilidade, há pedidos de ligações viárias, melhoria no trânsito e qualidade do transporte público, com propostas de implantação de metrô, VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, BRT – Bus Rapid Transit .

 

 

No eixo Habitação a solicitação da comunidade foi de celeridade na regularização fundiária e o devido uso das áreas onde houve remoção, com ampliação de recursos e implementação de Zeis – Zonas Especiais de Interesse Social.

 

 

Os eixos do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Inserção Metropolitana também foram debatidos durante as oficinas. Foram relatados a falta de áreas verdes e de lazer, áreas de APP – Área de Preservação Permanente com descarte de lixo; a necessidade de áreas de emprego próximas à moradia com a mescla de usos no zoneamento e de integração das ações de saúde e transporte entre os municípios da RMC – Região Metropolitana de Campinas. 

 

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Toninho Oliveira

Foto: Secretário de Planejamento. Fernando Pupo, e presidente do CMDU, Fábio Bernils | Crédito: Toninho Oliveira

Secretário de Planejamento. Fernando Pupo, e presidente do CMDU, Fábio Bernils

Crédito: Toninho Oliveira

Foto: Dietora da Seplan, Carolina Baracat, apresenta dados | Crédito: Toninho Oliveira

Dietora da Seplan, Carolina Baracat, apresenta dados