Plano Diretor será debatido em reunião do Conselho de Regulação e Controle

06/08/2015 - 18:05

O Novo Plano Diretor de Campinas será um dos assuntos da próxima reunião extraordinária do Conselho de Regulação e Controle Social do Município de Campinas, no âmbito da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES PCJ. A reunião será realizada às 10h da terça-feira, 11 de agosto, no Centro de Conhecimento das Águas, que fica na Rua Visconde do Campo, 567, Parque Jambeiro.

O Novo Plano Diretor de Campinas está sendo elaborado com participação da população, por meio de oficinas. As Oficinas de Diagnóstico Comunitário foram realizadas nas cinco regiões da cidade, possibilitando uma discussão sobre a identificação dos principais problemas e potencialidades presentes nas diversas regiões do município.

O objetivo desses fóruns foi discutir, junto com a sociedade, o futuro do município, para que os diversos segmentos participem das atividades de planejar e gerir as políticas urbanas e territoriais de Campinas. Para facilitar o acesso e a participação dos cidadãos, a Seplan organizou dez oficinas, duas em cada região da cidade – Norte, Noroeste, Leste, Sudoeste e Sul.

Todo esse processo de discussão teve como base os seis temas prioritários que subsidiam a elaboração do novo Plano Diretor Estratégico: Ordenamento Territorial, que visa o planejamento e controle de uso, parcelamento e ocupação do solo; Mobilidade, voltada às políticas de transporte e circulação, para garantir acesso amplo e democrático ao espaço urbano; Habitação, para prever moradia digna e acesso à terra urbanizada para construção de habitação de interesse social.

Outro tema é Meio Ambiente, no qual foram discutidas a proteção e a recuperação das áreas degradadas e das áreas de preservação; Desenvolvimento Econômico, com foco no fortalecimento e consolidação das atividades produtivas do município e Inserção Metropolitana, abrangendo planejamento e ações integradas para equacionar problemas comuns à RMC – Região Metropolitana de Campinas.

Com a conclusão das reuniões para diagnóstico comunitário, o Novo Plano Diretor está sendo sistematizado e complementado com a leitura técnica da Seplan e a inclusão de material de outras secretarias