Jonas participa da celebração dos 128 anos do Instituto Agronômico

26/06/2015 - 20:15

O prefeito Jonas Donizette participou na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, da celebração dos 128 anos de existência do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e, na mesma cerimônia, assinou o acordo de cooperação técnica e cientifica com a Associação Agropolis International, que tem sede em Montpellier, na França. Também no mesmo evento, o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, recebeu a medalha de honra ao mérito “Franz Wilhelm Dafert', instituída para homenagear personalidades e instituições por seus valores pessoais e serviços relevantes prestados à agricultura brasileira.

A assinatura do acordo trata-se de uma iniciativa para a criação de um parque tecnológico voltado ao agronegócio em Campinas. “Campinas abraça essa causa com a Agropolis . A cidade tem vocação para o agronegócio e competência científica, técnica e parceiros para o desenvolvimento de pesquisa aplicada que possa contribuir para a melhoria de qualidade de vida das pessoas. Vamos empenhar todas as energias para que este acordo seja bom para a cidade e para todo o Brasil”, disse Jonas Donizette.

O acordo de cooperação técnica e cientifica visa estabelecer intercâmbio entre as partes, por meio da implementação de projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade, bioenergia, química verde e desenvolvimento sustentável. Essas atividades devem envolver pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nestes campos, com extensão a outras instituições de pesquisa e empresas, que atuem nesses segmentos e estejam sediadas no entorno de Campinas e Montpellier.

A Prefeitura participa do acordo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. Também assinam o documento a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do IAC, Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e o Instituto Biológico (IB), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Associtech Techno Park Campinas e a associação francesa. A Embrapa e o Consulado Geral da França em São Paulo são apoiadores neste acordo. A Agropolis International é considerada uma das maiores concentrações de competências nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade e meio ambiente.

Medalha

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, agradeceu a medalha de honra ao mérito “Franz Wilhelm Dafert' , instituída para homenagear personalidades e instituições por seus valores pessoais e serviços relevantes prestados à agricultura brasileira. “É com gratidão e honra que recebo esta tão importante honraria do IAC, instituto que traz uma imensidão de benefícios no cultivo de alimentos que estão no dia a dia na mesa dos brasileiros”, disse.

Ele lembrou a parceria assinada em 2013 entre IAC e Prefeitura para conjugar esforços objetivando melhoria na qualidade de vida da população com a preservação do meio ambiente e a inclusão social no município. Ele citou a recuperação do viveiro municipal e da produção de mudas que, em dois anos e meio, resultou na reprodução de algumas centenas e milhares de espécies.

Ernesto Paulella também atuou no IAC de 1990 a 1992 na seção de botânica econômica e de 2001 a 2002 na assistência da diretoria do IAC. “Aqui aprendi muito do ponto de vista na experiência profissional, mas a maior lembrança destes anos é a felicidade de conviver com importantes cérebros científico aqui semeados”, disse.

O diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, disse que espera-se que 'os novos delineamentos resultantes do acordo possam acentuar as interações entre instituições de pesquisa e desenvolvimento e o mercado. “Para o IAC, é instigante celebrar 128 anos com visão de futuro e esta parceria com uma instituição internacional que esperamos colher frutos

Crédito: Carlos Bassan

Foto: A partir da direita: Jonas, Paulella e o secretário Jardim | Crédito: Carlos Bassan

A partir da direita: Jonas, Paulella e o secretário Jardim