Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Oficina na região Leste encerra capacitação para revisão do Plano Diretor


22/05/2015 - 17:18




 

Com a quinta rodada de oficinas de capacitação, realizada na noite de quinta-feira, dia 21, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) encerrou mais uma etapa do processo de revisão do Plano Diretor do município. O encontro aconteceu na Paróquia São Pedro Apóstolo, na Chácara da Barra, reunindo cerca de cem pessoas que residem na região leste da cidade.

 

 

Os participantes responderam a um questionário preliminar, no qual apontaram as qualidades, potencialidades e problemas do bairro onde residem e da cidade como um todo. Também foi projetado um vídeo, cedido pelo Instituto Pólis, sobre o que é o Plano Diretor e a importância da participação dos cidadãos na construção do documento, que é, posteriormente, transformado em lei municipal.

 

 

Na oficina de quinta-feira, a Seplan fez uma apresentação técnica do trabalho que vem desenvolvendo e, em seguida, foi aberto espaço para os técnicos ouvirem a comunidade. ”Essa capacitação tem como objetivo preparar a população para as próximas etapas do processo de revisão do Plano Diretor, cuja lei deve ser autoaplicável, visando tornar a cidade mais justa para todos os cidadãos”, comentou a diretora do Departamento de Planejamento (Deplan) Carolina Baracat.

 

 

A diretora avaliou que a reunião foi marcada por contribuições interessantes relacionadas aos eixos temáticos que embasam os estudos para a revisão da legislação atual e também por questões específicas da região Leste. Entre as pessoas presentes estava o ex-vereador Antonio Rafful, que lembrou dos seus 12 anos de vereança, sua participação na elaboração do Plano Diretor de 1996 e seu desejo de ver uma cidade socialmente justa e ambientalmente sustentável para todos os cidadãos.

 

 

Morador do bairro Ponte Preta, o arquiteto Rafael Uehara Nako falou sobre a importância da participação de toda a comunidade nessas reuniões. “Eu vim para esse encontro com uma visão profissional, para me aprimorar profissionalmente, também buscando contribuições para o ensino acadêmico, mas estou gostando de participar como cidadão e, se quero plantar essa semente com os nossos familiares e com as pessoas que não são tão ligadas a esse trabalho de planejamento urbano”, disse.

 

 

Conforme o secretário da Seplan, Fernando Vaz Pupo, as reuniões ajudam muito para que a Secretaria tenha uma avaliação e uma melhor visão do conjunto dos problemas de Campinas. “Nós realizamos cinco oficinas regionais de capacitação onde também ouvimos as opiniões e sugestões dos moradores de outras regiões. Embora cada área tenha tido uma característica particular, no conjunto, todas as intervenções mostraram a preocupação dos cidadãos com o futuro de Campinas, com os problemas atuais e com a elaboração de um Plano Diretor que realmente corresponda às necessidades da cidade e da população, ou seja, no centro está a preocupação com as pessoas, com a qualidade de vida e com o desenvolvimento sustentável”, colocou Pupo.

 

 

A reunião foi encerrada pelo coordenador do Orçamento Participativo (OP), Arlindo Dutra que, em nome do secretário de Relações Institucionais, Wanderley Almeida, agradeceu à equipe da Seplan, que tem se desdobrado para garantir a conclusão do processo de revisão do Plano Diretor antes do período eleitoral, em 2016.

 

Todas as oficinas de capacitação foram realizadas em parceria com o OP, que atuou na mobilização e sensibilização da sociedade, realizando a distribuição de material informativo sobre as reuniões e a colocação de faixas nos bairros para alertar os moradores da região sobre as atividades referentes à revisão do Plano Diretor do município.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Moradores aderiram à discussão | Crédito: Antônio de Oliveira

Moradores aderiram à discussão

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Participantes inscreveram-se para a oficina | Crédito: Antônio de Oliveira

Participantes inscreveram-se para a oficina

Crédito: Antônio de Oliveira

Foto: Grupos discutiram vantagens e problemas da cidade | Crédito: Antônio de Oliveira

Grupos discutiram vantagens e problemas da cidade