Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Plano Diretor tem quarta rodada de capacitação na região Noroeste


15/05/2015 - 17:37




 

 

Uma participação amadurecida, que revela a preocupação da população com a região e com a cidade, marcou a quarta rodada das oficinas de capacitação para a revisão do Plano Diretor de Campinas. O encontro reuniu cerca de 60 pessoas na sede do Ceprocamp do Satélite Íris, na noite desta quinta-feira, dia 14 de maio.

 

As oficinas coordenadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) em parceria com o Orçamento Participativo (OP) tem dois momentos distintos. Na primeira etapa é projetado um vídeo, cedido pelo Instituto Pólis, sobre o que é o Plano Diretor e a importância da participação dos cidadãos neste processo e, na sequência é feita uma apresentação técnica do trabalho que vem sendo realizado pela Seplan. Num segundo momento é aberto um debate para que o público presente exponha suas ideias e sugestões.

 

Estamos aqui hoje, para mostrar como é importante a participação de cada um de vocês no processo de revisão do Plano Diretor, que se for bem feito, vai possibilitar que cidade cresça de forma mais justa”, explicou a coordenadora da revisão do Plano Diretor, Érica Pacheco.

 

Ela salientou ainda que, além de orientar os orçamentos públicos, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano, e deve articular as diferentes políticas públicas, fazendo-as convergir para uma única direção.

 

Na ocasião, os moradores da região noroeste, falaram sobre os problemas que enfrentam, em relação ao ordenamento territorial, nesta ordem de prioridades, mobilidade urbana, meio ambiente, habitação, desenvolvimento econômico e inserção metropolitana. “Esses apontamentos estão ligados aos eixos estruturantes do Plano Diretor, o que tornou o debate muito rico”, comentou Érica.

 

De acordo com o secretário da Seplan, Fernando Vaz Pupo, o processo de capacitação vai além das orientações e inclui ouvir a opinião de cada cidadão, pois o Plano Diretor é uma lei que tem que ser revista a cada dez anos com o objetivo de normatizar os eixos de desenvolvimento da cidade para o enfrentamento dos problemas relacionados à políticas setoriais.

 

Para nós é muito importante, nesse momento, levantar as questões que afligem a população da região, para que na próxima etapa possamos voltar com propostas e sugestões tendo em vista alterações para melhoria da qualidade de vida do território”, comentou Pupo.

 

Como participar

 

A participação do cidadão acontece em todas as etapas que compõem o processo de revisão do Plano Diretor. Na fase atual ocorrem as oficinas regionais participativas que visam capacitar o cidadão e, paralelamente, o grupo de trabalho da Seplan faz o diagnóstico técnico. Também serão realizadas outras atividades junto à população com debate das propostas, seminários temáticos, audiências públicas, participação das escolas municipais e contribuições em geral.

 

As sugestões podem ser efetuadas pelo site www.planodiretor.campinas.sp.gov.br , via Protocolo Geral, pelo telefone ou via internet por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão – 156.

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Antônio Oliveira

Foto: Pupo fala aos presentes | Crédito: Antônio Oliveira

Pupo fala aos presentes

Crédito: Antônio Oliveira

Foto: Érica se pronuncia | Crédito: Antônio Oliveira

Érica se pronuncia