Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

‘Juntos contra a Dengue e Chikungunya’ tem 1ª edição na região Sudoeste


11/05/2015 - 09:10




Educação, arte, cultura e lazer levaram um movimento diferente para a região Sudoeste do município na manhã do último sábado, dia 9 de maio, com a primeira edição do projeto ‘Juntos contra a Dengue e Chikungunya’ organizado pela Prefeitura de Campinas.

 

A ação, que reuniu cerca de 350 pessoas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professora Elza Maria Pelegrini de Aguiar, visou mobilizar a população para intensificar as medidas de prevenção e controle da dengue e chikungunya.

 

A abertura oficial das atividades contou com a presença dos secretários municipais de Saúde, Carmino A. Souza, de Educação, Solange Pelicer, de Trabalho Renda, Arnaldo Salvetti e demais autoridades do município.

 

De acordo com o secretário de Saúde, para prevenir e controlar essas duas doenças é preciso engajar a população na luta permanente contra o Aedes aegypti – mosquito transmissor e, para isso, é necessário que haja mudança de comportamento e a adoção de práticas contínuas para manter o ambiente domiciliar e comunitário preservados e, dessa forma, evitar a proliferação do mosquito.

 

Estamos aqui num grande movimento cívico, no primeiro evento de mobilização da comunidade para que a consciência de cada um de vocês, meninos e meninas, possa mudar a história desse sério problema que é a dengue, pois sabemos que o mais importante no enfrentamento dessa doença é a educação para que as pessoas compreendam o que tem que ser feito dentro da sua casa, da sua comunidade, na sua rua, pois se nós não conseguirmos evitar o nascimento do mosquito - Aedes aegypti - não vamos conseguir enfrentar essa doença que está se alastrando pelo mundo inteiro”, ressaltou Carmino.

 

A secretária de Educação, ao agradecer o envolvimento e compromisso de todos os presentes, reforçou a necessidade de conscientizar a comunidade para a prevenção da dengue. “São vocês, alunos que abrilhantam o evento, que levam para casa e para suas famílias a importância da necessidade de prevenção”, falou.

 

Atividades

 

Durante toda a manhã de sábado, as pessoas que passaram pela escola tiveram oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos por meio de exposições e demais atividades relacionadas ao tema que foram especialmente preparadas para a conscientização da comunidade.

 

A equipe da Rádio Educa – projeto coordenado pela professora Ambrosina – foi uma das ações que chamou a atenção de todos, pois uma dupla de alunos não perdeu um só detalhe e gravou várias entrevistas durante o evento para repercutir o momento nas atividades cotidianas da escola.

 

A oficina de reciclagem – Guardiões da Natureza – organizada pela Secretaria do Verde, foi outro sucesso da ação ‘Juntos contra a Dengue e Chikungunya’, com um público recorde de mais de cem pessoas que passaram pela sala onde a atividade foi realizada.

 

Mas os participantes ainda tiveram oportunidade de assistir a apresentações teatrais da Sanasa e do grupo de cultura popular Savuru, conhecer trabalhos dos alunos das escolas da região, além de receber orientação sobre como prevenir a dengue por meio de uma maquete do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) e ainda participar de campeonato de xadrez, damas, bets, pipa ou aproveitar o tempo na cama elástica e no tobogã.

 

Todas essas atividades foram elaboradas pelo grupo que compõe a Sala de Situação da Dengue que envolve diferentes órgãos da Administração Municipal como o Gabinete do Prefeito, as secretarias municipais de Comunicação; Relações Institucionais; Saúde; Serviços Públicos; Educação; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Esporte e Lazer; Cultura; Cidadania, Assistência e Inclusão Social; Defesa Civil e Sanasa.

 

Essa equipe também definiu as próximas edições do projeto “Juntos contra a Dengue e Chikungunya” que estão programadas para as demais regiões da cidade conforme cronograma abaixo. O grupo explica que as escolas foram selecionados com base na localização e estrutura física que oferecem e as datas foram escolhidas de acordo com o momento de epidemia que o Município enfrenta, considerando ainda outros eventos já programados, que demandam o envolvimento e a participação da população.

 

Cronograma

 

23 de maio

 

EMEF Odila Maia Rocha Brito (Região Sul)

 

Rua Juvenal de Oliveira, s/nº Jardim São Domingos

 

13 de junho

 

EMEF Raul Pila (Região Leste )

 

Rua Promissão, 230 - Jardim Flamboyant

 

27 de junho

 

EMEF Leão Vallerie (Região Noroeste)

 

Rua Benedito Candido Ramos, 10 - Parque Valença

 

4 de julho

 

EMEF Narcisio Ehrenbergue (Região Norte)

 

Rua Roberto Bueno Teixeira, s/nº - Jardim São Marcos


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Gilson Machado

Foto: Secretário de Saúde cumprimenta participantes | Crédito: Gilson Machado

Secretário de Saúde cumprimenta participantes

Crédito: Gilson Machado

Foto: Reforço teatral à prevenção | Crédito: Gilson Machado

Reforço teatral à prevenção

Crédito: Gilson Machado

Foto: Criançada se apresenta | Crédito: Gilson Machado

Criançada se apresenta