Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Região Sul traz inúmeras contribuições para revisão do Plano Diretor


08/05/2015 - 17:28




 

 

Contribuições importantes foram registradas na terceira rodada de oficinas de capacitação para revisão do Plano Diretor de Campinas, que reuniu mais de cem pessoas que residem na região Sul da cidade, na noite desta quinta-feira, dia 7 de maio, no Salão Vermelho da Prefeitura. Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) que coordena o processo de revisão da lei atual contou com a estreita parceria do Orçamento Participativo (OP).

 

A interferência do Aeroporto de Viracopos, questões relacionadas à mobilidade urbana, regularização fundiária, implementação de áreas de lazer, recuperação de nascentes e córregos degradados, além de assuntos referentes à saúde, educação e transporte foram elencados pela população presente.

 

Para a diretora do Departamento de Planejamento da Seplan, Carolina Baracat, a reunião superou as expectativas, tanto em número de público como em relação às sugestões dos cidadãos. “Para elaborarmos o diagnóstico comunitário, precisamos dessa participação que nos aponta as necessidades cotidianas de cada região da cidade, é dessa forma que ao pensarmos as diretrizes de ordenamento do território consideramos as questões que são importantes para a vida da cidade como o que foi apontado aqui em relação a regularização fundiária, infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, entre outras colocações”, comentou.

 

Na ocasião, o coordenador do OP, Arlindo Dutra, explicou aos presentes que a missão do OP neste processo é apenas dar apoio à Seplan. “Nossa missão é mobilizar a comunidade para que participe da revisão do Plano Diretor e, alertamos que as demandas operacionais da região devem ser apresentadas nas reuniões do OP que irão acontecer entre os meses de maio e agosto nas regionais”.

 

No encerramento da oficina, o secretário da Seplan, Fernando Vaz Pupo, colocou que “as questões levantadas foram muito concretas e temos que avaliar todos esses pontos para construir uma cidade melhor. Estamos fazendo um grande esforço para garantir a participação do maior número de pessoas possível, por isso precisamos que vocês exponham seus problemas para discutirmos propostas que abarquem esses temas”.

 

O secretário lembrou ainda que na etapa de apresentação das propostas serão realizadas reuniões em cada uma das Administrações Regionais e Subprefeituras da cidade para que os moradores dessas regiões tenham acesso ao que está sendo proposto para o desenvolvimento urbano do município – área urbana e rural – para os próximos dez anos.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Antônio Oliveira

Foto: Cartilha do processo | Crédito: Antônio Oliveira

Cartilha do processo