Revisão do Plano Diretor ganha canal de comunicação direta com a sociedade

08/05/2015 - 09:01

A Prefeitura de Campinas criou um canal exclusivo de comunicação para tratar das questões que envolvem a revisão do Plano Diretor do Município. O site www.planodiretor.campinas.sp.gov.br visa facilitar a participação de toda a sociedade no processo de elaboração do Novo Plano Diretor Estratégico.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fernando Vaz Pupo, a ideia é ampliar as formas de participação, facilitar o acesso do cidadão, das entidades de classe, enfim, de toda sociedade. “Nós queremos garantir a participação da população e estamos divulgando o site nas oficinas de capacitação que ocorrem nas diferentes regiões da cidade, nas universidades, nas unidades de serviços públicos municipais, entre outros locais”, ressaltou.

O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento do Município para garantir um desenvolvimento equilibrado que reduza as desigualdades sociais, melhorando a mobilidade urbana e, consequentemente, a qualidade de vida da população. “É a principal lei que interfere no dia a dia da vida da população, por isso é tão importante termos espaços diferentes para a participação da sociedade”, completou Pupo.

Ferramenta

A ferramenta on-line pode ser acessada pelo celular, tablet e desktop. O internauta poderá navegar pelos ícones que trazem inúmeras informações referentes ao Plano Diretor - 'Saiba +', 'Como participar', 'Sugestões', 'Plano Diretor nas Escolas' e 'Agenda'.

Por intermédio do  'Saiba +' é possível compreender o que é o Plano Diretor, porque é preciso revisá-lo e ainda conhecer as propostas que foram elencadas no Plano Diretor de 2006.

No item 'Como participar'  o cidadão encontra todas as possibilidades de participação da sociedade – oficinas, seminários, audiências públicas e como deixar suas contribuições, que devem ser redigidas no espaço das 'Sugestões'. Para isso é necessário fazer um login, dessa forma, as sugestões são encaminhadas para avaliação da equipe técnica, responsável pelo processo de revisão da atual legislação.

No espaço da 'Agenda', estão disponíveis os eventos confirmados, com seus respectivos horários, locais e datas. O 'Plano Diretor nas Escolas' traz as informações do concurso de desenho e fotografia que está sendo realizado pela Secretaria de Educação nas seis escolas de período integral e Fumec – Fundação Municipal para Educação Comunitária.

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Imagem aérea de Campinas | Crédito: Arquivo PMC