Revisão do Plano Diretor de Campinas ganha novos canais de participação

28/04/2015 - 16:24

O processo de revisão do Plano Diretor do município ganhou três novos canais para facilitar a participação da sociedade civil. As contribuições poderão ser efetuadas via Protocolo Geral, pelo telefone ou via internet por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão – 156.

As novas medidas resultam de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e o Departamento de Gestão da Informação, Documentos e Atendimento ao Cidadão do Gabinete do Prefeito.

Conforme o secretário da Seplan, Fernando Pupo, a ideia de ampliar as formas de participação objetiva facilitar o acesso do cidadão, das entidades de classe, enfim, de toda sociedade. “Nosso objetivo é garantir a participação da sociedade, já disponibilizamos no site do Plano Diretor um espaço exclusivo para as contribuições, também levamos o tema para as escolas e, agora, abrimos esses novos canais para facilitar ainda mais o acesso do cidadão ao processo de revisão do Plano Diretor”, ressaltou.

Como participar

As contribuições, críticas e sugestões devem ser identificadas pelo assunto “Contribuições para o Plano Diretor” e protocoladas no Protocolo Geral que fica no Paço Municipal, ou numa das unidades descentralizadas implementadas nas cinco regiões da cidade. Dessa forma, a equipe que faz a triagem e a gestão dos protocolos encaminhará o documento diretamente à Seplan, para análise técnica das propostas.

Pelo Serviço 156, o cidadão deverá informar ao atendente que quer falar sobre o Plano Diretor. As sugestões serão registradas e encaminhadas para a Secretaria de Planejamento para análise da equipe técnica.

Também será disponibilizado, via 156 na internet, um espaço para envio das contribuições ao Plano Diretor. Para isso, basta acessar o link http://campinas.sp.gov.br/servico-ao-cidadao/156.php, escolher a área de interesse “Planejamento”, selecionar o assunto “Plano Diretor – Contribuições”, preencher os dados e deixar a sugestão no campo específico para a mensagem.

Além desses novos canais de participação, o cidadão também poderá colaborar com o processo nas oficinas de capacitação e participativas, nos debates das propostas, nos seminários temáticos, nas audiências públicas e via contribuições por intermédio do site https://planodiretor.campinas.sp.gov.br/ .

Unidades descentralizadas

Posto Região Norte