08/04/2015 - 18:32
A Prefeitura de Campinas realizou na manhã desta quarta-feira, dia 8 de abril, reunião conjunta entre os grupos de trabalho que discutem o Plano Diretor e a Revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo - LUOS. As equipes são formadas por representantes de diversas secretarias que mantêm relação mais direta com as questões pertinentes a essas leis, como meio ambiente, habitação, transporte, desenvolvimento econômico, entre outros.
Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), a ideia é promover atividades conjuntas e articuladas para que a construção dessa legislação seja alinhada com as perspectivas das diversas áreas da Administração Pública. Também é objetivo que as legislações sejam complementares, isto é, que a Lei de Uso e Ocupação do Solo estabeleça parâmetros que garantam a implementação das orientações para o desenvolvimento do município definidas no Plano Diretor. Ao mesmo tempo, os estudos realizados para a revisão da LUOS são subsídios importantes para o debate das diretrizes a serem estabelecidas no Plano Diretor.
No encontro desta quarta-feira, as equipes tomaram como ponto de partida o relatório elaborado pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) e discutiram alguns dos principais instrumentos urbanísticos previstos na legislação. Esses instrumentos abordados no encontro são os que permitem uma atuação mais efetiva da Administração Municipal na condução do desenvolvimento urbano e as condições necessárias para sua efetiva implementação pelo município.
Entre outros, os participantes debateram instrumentos urbanísticos e jurídicos de acesso à terra urbanizada, de financiamento e de recuperação da valorização imobiliária. Outro tema debatido foi a democratização da gestão urbana.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados