02/04/2015 - 17:44
Formas de resgatar o olhar da criança e do adolescente sobre a cidade em que vivem foram o tema principal da formação que os professores da Rede Municipal de Ensino receberam na manhã desta quinta-feira, dia 2 de abril. O encontro fez parte do programa 'Plano Diretor nas Escolas' e aconteceu no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional (Cefortepe).
Para orientar os alunos sobre maneiras de olhar, e registrar, a cidade, os professores tiveram uma aula sobre Fotografia com o fotógrafo Carlos Bassan, que atua na Secretaria Municipal de Comunicação. O profissional falou sobre o manuseio da câmera fotográfica, uso do flash, enquadramento da imagem, cuidados com iluminação, sombra e foco.
Depois da aula, os professores participaram de um "city tour" pela cidade. O trajeto incluiu as Sete Maravilhas do município - Estação Cultura, Catedral Metropolitana, Lagoa do Taquaral, Jockey Club, Mercado Municipal, Escola de Cadetes "EsPCEx e Torre do Castelo.
A guia turística Giovana Baú falou sobre a história da "Princesa D'Oeste', como é conhecida a cidade de Campinas, e discorreu a respeito dos pontos turísticos. "É importante os professores passarem aos alunos essa visão histórica, incentivando um outro olhar da cidade que pertence a eles mesmos", comentou Giovana.
O grupo, formado por 15 professores da rede, discute a questão do Plano Diretor, que será levada para a sala de aula. Os professores terão a tarefa de proporcionar aos alunos atividades que provoquem o olhar deles sobre a cidade.
"O encontro foi muito interessante, poderei passar aos meus alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa questão histórica de Campinas e conhecer a visão deles sobre a cidade, '' avaliou a professora de Artes, Mariana de Paula Motta, da Cemefeja Paulo Freire.
Plano Diretor
O Plano Diretor é um conjunto de princípios e regras do processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, visando que a cidade seja acessível e justa ao conjunto de seus habitantes.
Pela primeira vez, o Plano Diretor chegará às salas de aula, levado pelos professores. O objetivo é que os alunos conheçam e discutam os desafios enfrentados por Campinas, e proponham soluções.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados