16/03/2015 - 19:43
Professores da rede municipal de ensino, em conjunto com pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, elaboraram o “Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas” (GeoAtlas). A obra, inédita, será usada em salas de aula, a partir deste mês, pelos alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais (6º ao 9º anos). Cerca de três mil estudantes serão beneficiados.
O evento de lançamento do GeoAtlas aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 16 de março, no Salão Vermelho da Prefeitura. Compareceram ao evento o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira; a Secretária Municipal de Educação, Solange Villon Khon Pelicer; o chefe da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistela, pesquisadores da Embrapa, professores coordenadores do projeto. O público era formado por diretores e representantes das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.
“O maior prêmio, neste caso, é o desenvolvimento dos nossos alunos. Podermos vê-los praticarem o sentimento de pertencerem ao local onde habitam”, disse o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.
O primeiro volume do Atlas apresenta dados, mapas e gráficos com informações sobre aspectos históricos, temas ambientais e as principais atividades econômicas de Campinas e região, com ênfase na agropecuária.
Usando recursos tecnológicos, o GeoAtlas também oferece um banco de dados com sequências didáticas para cada tema, que poderá ser utilizado pelos professores como material complementar nas aulas de todos os componentes curriculares. “Vamos poder utilizar o material de forma interdisciplinar e, o mais bacana, por meio da investigação, os alunos conhecerão os espaços onde habitam e, a partir disso, terão uma visão mais ampla da cidade e da região metropolitana”, falou a secretária da Educação, Solange Pelicer.
O segundo volume do GeoAtlas já está em fase de elaboração e vai abordar os produtos regionais, como cana-de-açúcar, café, frutas, hortas e produção animal. “Ver a geotecnologia chegando às salas de aula, além de ser o coração do nosso trabalho, também é uma forma de tornar concreto o que para os alunos é abstrato”, comentou o chefe da Embrapa, Mateus Batistella.
“Pesquisa e Conhecimento na Escola”
A partir da experiência obtida com a criação do GeoAtlas, será implementado, na rede municipal de ensino, o programa “Pesquisa e Conhecimento na Escola”. Na prática, os alunos serão estimulados a elaborar pesquisas interdisciplinares baseadas em temas regionais e, a partir delas, serão incentivados a fazer pesquisas científicas sobre os contextos e realidades que vivenciam. O resultado destes trabalhos será apresentado no Fórum de Pesquisa Estudantil, realizado todo final de ano.
O projeto “Pesquisa e Conhecimento na Escola” tem por objetivo promover a postura investigativa dos alunos, trabalhar conteúdos contextualizados nas vivências e realidades locais, estimular a apropriação e a produção de cultura no ambiente escolar. Também são metas do projeto valorizar a articulação das escolas com instituições de ensino e pesquisa regionais e trabalhar com saberes regionais que caracterizam a especificidade de cada rede de ensino.
Os professores da rede municipal interessados em adotar o GeoAtlas como ferramenta de trabalho receberão formação sobre o uso desta nova tecnologia e poderão atuar como multiplicadores do programa junto às demais escolas da rede municipal.
O Geoatlas
O Geoatlas foi desenvolvido por professores do Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional “Professor Milton de Almeida Santos” (Cefortepe) e técnicos da Embrapa Monitoramento por Satélite.
São responsáveis técnicos pelo programa “Pesquisa e Conhecimento na Escola” a pesquisadora e chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite, Cristina Criscuolo, e os coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação de Campinas Wladimir S. Mesko (CSF), Lúcia Gama (CSF) e Alexandre Tadeu (NTE).
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados
Crédito: Toninho Oliveira
Publicação traz informações da Região
Crédito: Toninho Oliveira
Vice-prefeito entrega um exemplar do GeoAtlas
Crédito: Toninho Oliveira
Chefe da Embrapa, Mateus Batistella, fala durante o lançamento
Crédito: Toninho Oliveira
Secretária de Educação, Solange Pelicer
Crédito: Toninho Oliveira
Pesquisadora e chefe-adjunta da Embrapa, Cristina Criscuolo