13/02/2015 - 15:30
Um mutirão contra a dengue reuniu, nesta sexta-feira,dia 13 de fevereiro, as Secretarias de Saúde; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Serviços Públicos, além de alunos da escola e integrantes da comunidade dos bairros Vila Abaeté, Jardim Nova Bandeirantes, Jardim San Diego, Jardim Nova Mercedes, Parque Eldorado, Parque das Camélias e Chácara Bacuri, região Sul de Campinas. Cinco caminhões foram utilizados para a remoção de criadouros e 50 mudas foram doadas para plantio e recuperação da nascente localizada na praça José Folegatti. A ação contou com apoio da Emdec e com a parceria da Secretaria Estadual de Educação.
A atividade, realizada das 9h às 13h, incluiu visita casa a casa para remoção de criadouros, ações de educação, informação e mobilização social e plantio de árvores. Durante toda a semana, foram distribuídos panfletos nas casas para que as pessoas deixassem todo o material inservível nas calçadas para recolhimento pela Prefeitura.
A ação contou, também, com apoio da Emdec e com a parceria da Secretaria Estadual de Educação.
A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu uma palestra para 150 alunos da escola do bairro, a Escola Estadual Salvador Bove. A palestra enfatizou a importância de manter as áreas verdes limpas, livres de resíduos, e a importância das árvores para as nascentes e cursos d´água.
Após a palestra, o educador ambiental Márcio Cristian Ferreira, da Secretaria do Verde, orientou as crianças para o plantio e manutenção de 50 mudas de árvores nativas nas proximidades da escola. O trabalho de educação ambiental terá continuidade nos próximos meses, com o cuidado e manejo das mudas.
“Quando a gente cuida do meio ambiente, das áreas verdes, evitamos diretamente a formação de criadouros, além de garantir a manutenção do volume de água nas nascentes e mananciais”, afirma Márcio Cristian.
Durante a atividade de casa em casa, equipes de saúde divulgaram orientações à população sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue – que também transmite a febre chikungunya. Os técnicos reforçaram a importância de prosseguir com as medidas de prevenção, que incluem: manter as caixas d’águas e outros recipientes de armazenamento de água fechados; colocar as garrafas com a boca para baixo; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada; colocar areia nos pratos das plantas, entre outras.
Os trabalhos de combate ao mosquito serão retomados na quarta-feira, dia 18 de fevereiro, com colocação de telas em caixas d’água no Centro, região Leste de Campinas.
Na quinta-feira, dia 19, haverá nebulização no Paranapanema (Sul) e caminhão com remoção de criadouros nas regiões Sudoeste e Norte.
No dia 20, sexta-feira, o Parque Universitário (Sul) receberá bloqueio químico (nebulização) e os caminhões estarão nas regiões Sudoeste e Leste.
A nebulização no Parque Universitário se repete no sábado, dia 21.
Campinas registrou este ano 211 casos de dengue.
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados